Não use chinelo ou inseticida: como matar baratas de forma segura
Apesar de ser instintivo matar uma barata com chineladas, a OMS orienta que isso pode ser prejudicial à saúde dos humanos
A reação imediata que a maioria das pessoas tem ao ver uma barata é matá-la, seja como for – dando uma chinelada ou usando algum inseticida, por exemplo. Não é por acaso: esse inseto costuma causar repulsa, o que faz com que nosso instinto seja eliminá-lo o mais rápido possível.
Mas a (Organização Mundial de Saúde) alerta que esmagar a barata pode ser arriscado para a saúde, especialmente se for dentro de casa.Se livrar das baratas dessa forma faz com que o inseto libere uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos que podem ser nocivos. Já existem estudos que associam essas substâncias a doenças como tuberculose, poliomielite, conjuntivite e pneumonia.
Infelizmente, as baratas são pragas comuns e podem ser difíceis de eliminar. Existem cerca de 4,5 mil espécies de baratas no mundo. Só no Brasil, são pelo menos 700.A espécie mais comum no país é a periplaneta americana, ou barata-americana. Conhecida como barata vermelha, de esgoto ou doméstica, ela é bastante comum nas residências Brasil afora.
Se você tem baratas em sua casa ou apartamento em áreas como armários de cozinha, sótão ou banheiro, é importante se livrar delas rapidamente. Veja as dicas para fazer isso de forma segura e saiba como prevenir a peste.
Use inseticidas alternativos e armadilhas
Os inseticidas tradicionais têm substâncias que podem prejudicar a saúde de quem as manuseia, seja pela inalação ou pelo contato. Além disso, o inseticida não impede que a barata morta libere contaminantes. O processo ocorre, apenas, de forma mais lenta. Por isso, uma boa dica é usar substâncias químicas alternativas. As armadilhas de cola, por exemplo, são uma maneira segura e eficaz de identificar áreas problemáticas de baratas e resolver as infestações. É possível comprar tiras de cola, que são folhas cobertas por uma substância pegajosa. Essa estratégia também serve para capturar camundongos.O cheiro da armadilha atrai as baratas e, assim que elas pisam na faixa, a cola as prende. Para obter melhores resultados, coloque tiras de cola bem no lugar onde você notou atividade de baratas, como atrás da geladeira ou debaixo da pia.
Também vale comprar um concentrado líquido para matar baratas. O mais comum é que lojas de materiais de construção vendam esse produto. O líquido é diluído e pulverizado em rachaduras e fendas onde as baratas gostam de se esconder.
Outra possibilidade são os inseticidas reguladores de crescimento de insetos. Esse produto ajuda a controlar a infestação, não só de baratas. A substância é eficaz para eliminar casulos e ovos desses insetos, tornando-os incapazes de crescer e reduzindo a população.