Não são só pegadas: veja coisas estranhas deixadas na Lua por astronautas
Há 55 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Mas, além de pegadas, os astronautas deixaram algumas coisas na Lua – e muitas dessas são relativamente “estranhas”. Confira a seguir.
Aliás, não foi apenas a tripulação da Apollo 11 que visitou a Lua. Você sabia que 12 astronautas já estiveram na Lua em missões da NASA entre 1969 e 1972?
Além disso, cada missão deixou coisas peculiares na Lua, mas todas mantiveram uma tradição, que começa com primeiros da Missão Apollo 11, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, e se encerra na a Apolo 17, em 1972.
Bandeiras
As bandeiras dos EUA é umas das coisas que todos os astronautas deixaram no solo da Lua. A tradição começou em 1969, comemorando 55 anos neste sábado (20), quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin colocaram a bandeira norte-americana na Lua.
A tradição surgiu por uma decisão de última hora dos astronautas da Apollo 11, mas todas cinco missões posteriores fincaram bandeiras na Lua. Uma curiosidade é que a última bandeira fincada na Lua voltou à Terra, sendo enquadrada no escritório da Mission Control.Como são feitas de nylon, as bandeiras se desintegraram após cinco décadas de exposição à intensa radiação ultravioleta e às extremas temperaturas da Lua.
Um dos outros itens deixado na Lua teve um destino similar aos das bandeiras.Fotografia
Em abril de 1972, o astronauta Charles Duke, o mais novo a pisar na Lua, deixou uma foto de sua família como lembrança antes do retorno da missão Apollo 16. A foto mostra Duke com a esposa e seus dois filhos. “Esta é a família do astronauta Charles Duke, do planeta Terra, que pousou na Lua no dia 20 de abril de 1972”, diz o texto atrás da foto.
No entanto, devido às condições da Lua, a foto desbotou e deve ter ficado completamente branca, de acordo com Dave Williams, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA. “A Lua não tem atmosfera e nem proteção à radiação ultravioleta, portanto, a luz do Sol é particularmente intensa”, diz Williams.