“Não! Não Olhe!” mal chegou e já está fazendo sucesso com a crítica; veja as 1ª reações
Jordan Peele não brinca em serviço, e segue firme e forte como um dos diretores mais respeitados de sua geração. Agora, tudo indica que “Não! Não Olhe!” (ou “Nope”, no original) é outro acerto entre os diversos filmes em que esteve no comando. O longa do cineasta responsável por “Corra!” (2017) e “Nós” (2019), já teve suas primeiras reações divulgadas pela crítica internacional, e vem recebendo muitos elogios.
Com “Não! Não Olhe!”, Jordan Peele chega numa pegada mais alienígena, e mostra residentes de um rancho afastado de tudo, no interior da Califórnia, nos Estados Unidos. A trama apresenta a busca de dois irmãos para entender o mistério por trás da morte súbita do pai deles.
E para começar, “Não! Não Olhe!” abriu o famoso site agregador de críticas, o , com 90% de aprovação dos principais veículos de imprensa. Agora, a nota está em 82% de aprovação com base em 119 comentários dos críticos. Além disso, alguns jornalistas soltaram elogios ao longa por meio do Twitter, e definem a produção como “é de outro mundo, indescritível” e até fazem comparação entre Jordan Peele e Steven Spielberg, e usam como exemplos filmes como “Tubarão”.
Erik Davis, do Fandango, disse: “De Jordan Peele, ‘Não! Não Olhe!’ é um dos melhores filmes que assisti esse ano! É assustador e feroz, mas também muito engraçado e diferente de qualquer filme de OVNI que você já viu. É um épico de terror totalmente único e MUITO divertido, cheio de surpresas selvagens e uma performance inesquecível de Keke Palmer”.
What I love most about is the storytelling. It’s Peele’s biggest film yet (the sound is incredible), but the story is clever & always evolving. The characters are so well written. You’re invested from the moment it starts & you’ll want to talk about it long after it’s over— Erik Davis (@ErikDavis)
Já Chris Killian, do Comicbook, afirmou que o filme “não é nada do que você espera que ele seja. Um fime envolvente, que te faz pensar, tão confuso quanto é aterrorizante e, como a maior parte dos filmes de Jordan Peele, cheio de camadas que você provavelmente não vai absorver em só uma sessão.”
What I enjoy most about Peele’s work (including Nope) is the subconscious nightmarish tone, like a bad dream you know you’re in but once you wake up, you feel like your brain was trying to tell you something else. There really isn’t anyone making horror like him. (CONT’D) — Chris Killian (@chriskillian)
Shannon Mcgrew, do Nightmarish, descreve que “Não! Não Olhe! é de outro mundo, indescritível. Entre cenas de terror puro e momentos sentidos entre os personagens, o filme é uma experiência que não será fácil de superar, e que fará o seu queixo cair até o chão. Jordan Peele fez de novo!”
is otherworldly yet indescribable. From instances of sheer terror to heartfelt moments btwn the characters, is an experience that won't be easy to shake off as you find yourself picking your jaw up from the floor. Jordan Peele has done it again! — Shannon | #FreePalestine 🇵🇸 (@shannon_mcgrew)
Kevin Polowy, do Yahoo, aponta as diferenças entre os outros filmes feitos pelo cineasta. “A coisa mais importante a se saber sobre Não! Não Olhe! é que ele é muito diferente de Corra! e Nós. Este é Jordan Peele abrindo suas asas e fazendo uma ficção científica à la Spielberg, com todo o subtexto que você esperaria. Entre na sessão com a mente aberta, e você será recompensado.”
I saw NOPE a week ago and I’m still thinking about it. — Kevin Polowy (@djkevlar)
Simon Thompson, da Forbes e Variety, define a produção como um quebra-cabeça. “Não! Não Olhe! é o filme mais confiante, livre e potencialmente polêmico de Jordan Peele até hoje. Trocando os pontos de exclamação do horror pelos de interrogação da ficção científica, este não é um filme sobre sustos. Com toques de Contatos Imediatos em Terceiro Gray, Tubarão e mais, este é um verdadeiro quebra-cabeças.”
Jordan Peele’s Nope is his most confident, unfettered, and potentially most divisive vision yet. Swapping the exclamation marks of horror for the question marks of sci-fi, this is less about scares. With hints of Close Encounters, Jaws, and more, is a real puzzlebox. — Simon Thompson (@ShowbizSimon)
is Jordan Peele is showing audiences another part of who is as a creative and an artist. I won't deny he's taking a big swing with this but it is a bold swing worth taking. I felt challenged by Nope and I'm hungry to see where the hell he wants to take audiences next. — Simon Thompson (@ShowbizSimon)
O longa mostra como uma cidade isolada no deserto da Califórnia se transforma no centro de um grande evento extraterrestre com a chegada de um OVNI. No último trailer divulgado, é possível ver os irmãos na tentativa de filmar e determinados a obter provas, para vender as primeiras imagens autênticas dos alienígenas. Segundo a sinopse de “Não! Não Olhe!”, “os residentes do interior da Califórnia testemunham uma descoberta estranha e arrepiante”.
Estrelado por Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”), que volta a trabalhar com Peele no novo filme, o elenco principal conta ainda com Keke Palmer (“As Golpistas”) e Steven Yeun (“The Walking Dead”). Além de dirigir, Jordan Peele também é responsável pelo roteiro do projeto que afirma ser o mais ambicioso de sua carreira.
“Não! Não Olhe!” tem previsão de estreia no Brasil em 25 de agosto. Nos EUA, a obra chega aos cinemas em 22 de julho.