Não é só na Ucrânia: mapa mostra países que estão em guerra em 2023
Um exemplo de antigo conflito armado é a guerra civil em curso em Mianmar – localizado no sul da Ásia –, e que vem se arrastando desde o ano de 1948. Estima-se que mais de 13 mil pessoas morreram somente no ano passado, e tem envolvido a luta entre várias facções étnicas, desde que o país conquistou a independência do Reino Unido.
No Afeganistão, a luta contínua entre o Talibã e outras facções locais, após a evacuação das tropas dos EUA e da ONU, em 2021. Também há uma guerra civil na Etiópia, envolvendo uma sangrenta tensão entre partidos políticos conflitantes. Em ambos países, o número de baixas passa dos milhares em 2022.
Também há conflitos envolvendo terroristas insurgentes – que lutam contra o poder estabelecido – em vários países africanos, como Mali, Nigéria, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, entre outros. A mesma insurgência também pode ser vista no Iraque, em meio a agitação política após o fim da guerra com os EUA.
O mapa da guerra
O site World Population Review montou o mapa abaixo, em que destaca os países que estão em guerra na atualidade. Uma versão interativa pode ser consultada diretamente em seu site ().