Não é só a Amazônia: estudo mostra outras florestas que estamos perdendo
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Economia e Negócios de Viena, na Áustria, analisou a quantidade de terra ao redor do mundo que está sendo devastada pela mineração em florestas. O número assusta: mais de de terra foram perdidos para a atividade entre 2000 e 2019.
Foram considerados no estudo 26 países diferentes, representando 76,7% do desmatamento tropical total relacionado à mineração que ocorreu nestas últimas décadas. As atividades de mineração incluem a extração de carvão, ouro, minério de ferro e bauxita. O artigo completo foi publicado na revista .
Ao contrário do que se costuma pensar, a destruição vai muito além da Amazônia. Dados de satélite indicam que quatro quintos desse desmatamento ocorreram em florestas no Brasil, Gana, Suriname e Indonésia, sendo o último país o mais afetado. O problema vem acompanhado da perda de biodiversidade, interrupção da distribuição de água, poluição, entre outros.
Apesar de terem focado em apenas um tópico, os cientistas não deixam de reforçar que, em alguns países tropicais, outras atividades como a pecuária ou a produção de óleo de palma e soja podem causar mais desmatamento do que a própria mineração.
A equipe acredita que a situação política de alguns países, como Indonésia e Brasil, atrasará a resolução do problema. Por isso, pedem a organizações de conservação e as indústrias que assumam a liderança na redução do desmatamento por mineração.