O ano de 2024 vai ser marcado por uma verdadeira “corrida espacial” para a Lua. Agências espaciais e empresas de todo o mundo estão planejando missões para explorar o satélite natural da Terra ao longo deste ano.
A mais importante delas é a Artemis 2, da NASA. A missão pretende levar quadro astronautas em uma jornada de dez dias ao redor da Lua. Esta será a primeira missão, desde 1972 (com a Apollo 17), que vai levar humanos novamente para perto da Lua. A missão de 2024 deve abrir caminho para a Artemis 3, que pretende pousar humanos na Lua antes do fim desta década.
Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch, dos Estados Unidos; e Jeremy Hansen, do Canadá, integram a tripulação da Artemis 2. O foguete SLS vai impulsionar a cápsula Orion, com uma decolagem prevista para novembro de 2024. Porém, pode haver atrasos nesse cronograma.
Missão lunar japonesa com o módulo Slim
Desenvolvido pela , a Agência Espacial Japonesa, o módulo Slim é uma sonda de pequeno porte. Ela visa demonstrar que é possível fazer pouso de alta precisão.
Lançada no final de 2023, a nave fará uma tentativa de alunissagem no próximo dia 19 de janeiro. A expectativa em relação a esta missão é alta, já que duas missões japonesas, por exemplo, falharam recentemente ao tentar pousar na Lua.
Outras missões para a Lua
A NASA também está planejando mais duas missões robóticas: Peregrine e Nova-C. A agência espacial contratou os dois módulos junto a startups espaciais.
No caso do Peregrine, da empresa norte-americana Astrobotic, foi lançado com sucesso nesta segunda-feira (8), impulsionado pelo novo foguete Vulcan da ULA (United Launch Alliance). Já o Nova-C, da Intuitive Machines, partirá em fevereiro, a bordo de um Falcon 9 da SpaceX. Estas missões vão explorar a Lua a partir de instrumentos desenvolvidos pela NASA e universidades norte-americanas.
Por outro lado, a China também está na corrida para alcançar a Lua em 2024. O gigante asiático pretende lançar a missão Chang’e 6, se tornando na primeira missão a recolher amostras do lado oculto da Lua e trazer para a Terra. Aliás, esta missão seguirá os passos da Chang’e 4, que pousou no lado afastado da Lua, e da Chang’e 5, que trouxe amostras do hemisfério próximo.
Por fim, apesar de altamente improvável, a missão de turismo espacial DearMoon pode acontecer ainda em 2024 (). O bilionário japonês Yusaku Maezawa financia a missão que pretende levar para a órbita da Lua vários artistas e influenciadores a bordo da Starship.