Aparentemente, o mundo é das formigas: a população mundial desses insetos chegou a 20.000.000.000.000.000 – ou surpreendentes 20 quatrilhões. Achou pouco? São 2,5 milhões de formigas para cada ser humano vivo no planeta.
A estimativa impressionante está em um estudo publicado por cientistas da Universidade de Hong Kong na revista , na segunda-feira (19).
Antes que você se pergunte, não, eles não contaram uma por uma. A contagem de formigas envolveu a combinação de dados de milhares de autores pelo mundo. Ainda assim, não há informações suficientes em muitos países da África e Ásia.
Os pesquisadores analisaram 489 estudos e concluíram que a massa total de formigas na Terra pesa quase 12 megatons de carbono seco – um padrão para pedir a biomassa de animais.
Na prática, são tantas formigas no mundo que, se todas fossem colocadas em uma balança, o peso delas superaria o de todas as aves e mamíferos selvagens juntos.
“É inimaginável”, disse Patrick Schultheiss, o autor principal do estudo e agora pesquisador na Universidade de Würzburg, na Alemanha, ao jornal norte-americano . “Não conseguimos imaginar 20 quatrilhões de formigas juntas, simplesmente não funciona”.
Até a publicação não havia nenhum estudo com uma estimativa global do número de formigas. Esse deve ser o próximo passo: pesquisadores querem saber se a população acompanha o declínio nas populações de insetos em todo o mundo. Em 2019, que mais de 40% dessas espécies caminham para a extinção.
Onde está todo mundo
Assim como os seres humanos, as formigas andaram por praticamente todos os continentes e tipos de habitats da Terra. As que vivem no solo são mais comuns em regiões tropicais e subtropicais. Mas o mais comum é que sejam encontradas em quase todos os lugares, exceto nos pólos mais frios do planeta.
Elas são as responsáveis por abrir túneis embaixo da terra e arejar o solo enquanto arrastam sementes que no futuro serão brotos e, depois, plantas.
Além disso, as formigas são fonte de alimento para diversos animais, como os artrópodes (reino das borboletas e besouros), pássaros e mamíferos. E a classe das carpinteiras é essencial para a decomposição de madeira morta na natureza.