A ideia de projetar e produzir carros elétricos (EVs) remonta o início da história automotiva. Décadas antes de Elon Musk e a Tesla elevarem o patamar desses veículos, os EVs já rodavam pelas ruas.
O site resgatou uma série de fotos demonstrando a popularidade dos veículos elétricos no passado. É possível ver modelos desenvolvidos por inventores de várias partes do mundo, incluindo do Brasil.
O primeiro EV de tamanho normal, por exemplo, foi lançado no ano de 1832. Ela era uma espécie de carruagem rudimentar movida a células primárias não recarregáveis, desenvolvido pelo inventor escocês Robert Anderson. O modelo foi seguido por uma pequena locomotiva elétrica, em 1837, desenhada pelo ferreiro norte-americano Vermont Thomas Davenport.
Por volta de 1880, os franceses Charles Jeantaud, Gustave Trouvé e Nicolas Ruffard desenvolveram os primeiros carros dotados de baterias elétricas que usavam chumbo-ácido — uma associação de pilhas de 2V.
Em 1884, o londrino Thomas Parker construiu o seu primeiro elétrico que usava baterias recarregáveis. Anos depois, do outro lado do Oceano Atlântico, uma espécie de vagão elétrico foi lançado nos Estados Unidos, entre 1900 e 1912. Na época, um terço de todos os veículos rodando em estradas dos EUA eram movidos a eletricidade.
Além disso, Thomas Edison, o famoso inventor da lâmpada, também patenteou o seu próprio “automóvel elétrico” – batizado de “Edison Baker” –, em 1912. Porém, ele nunca chegou de fato a entrar em produção.
No Brasil, os primeiros EVs surgiram ainda no início do século passado, com a importação de modelos fabricados pela norte-americana Detroit Electric – uma das mais famosas montadoras desse tipo de veículo da época.
No Brasil
O primeiro carro elétrico fabricado em solo brasileiro que se tem notícia foi desenvolvido pelo inventor Mauricio Lorencini. Ele construiu o carro em sua oficina na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, em 1965. Ele chegou a ser chamado de o “carro do futuro”, porém, ele nunca saiu do estágio de protótipo.
Coube ao engenheiro paulista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, produzir em série o primeiro elétrico do Brasil, o Itaipu E-400, em 1981. Apesar da eficiência e baixo custo, não houve interesse do mercado nesse tipo de veículo.
Carros do tipo foram caindo em desuso em todo o mundo a partir da introdução do veículo Modelo T, em 1908, pelo norte-americano Henry Ford. O carro movido à gasolina era mais fácil de reabastecer, além de ter preços mais competitivos.
Confira a galeria abaixo com alguns dos modelos de carros elétricos do passado.
[foo_gallery]