Mostra no Ibirapuera traz fóssil de maior dinossauro do mundo
Sem planos para o final de semana? Deixa que a gente te ajuda. Se você vive na cidade de São Paulo ou planeja passar por ela nos próximos meses, separe um dia da sua agenda para visitar a exposição “Dinossauros: Patagotitan – o maior do mundo”, no Parque Ibirapuera.
Como o próprio nome sugere, essa é uma mostra sobre… dinossauros. O visitante terá acesso a dezenas de fósseis originais de répteis que datam dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Também estarão expostas 15 réplicas em tamanho real de diferentes espécies, como o brasileiro Buriolestes schultzi.
Esse dinossauro viveu há 233 milhões de anos no que é hoje o Rio Grande do Sul. Ele é o animal mais primitivo da linhagem dos sauropodomorfos, ancestral dos grandes dinossauros de pescoços longos, o que dá a ele o título de dino mais antigo do mundo.
Mas o destaque vai para o Patagotitan mayorum, o maior dinossauro já descoberto no planeta. Esse titanossauro herbívoro poderia alcançar 40 metros de comprimento e pesar até 72 toneladas. Seus ossos foram encontrados em 2013 por um pastor de ovelhas na Patagônia argentina.
Os visitantes poderão ver não apenas a réplica do animal, mas também seu fêmur verdadeiro, com 650 quilos e 2,4 metros de comprimento.
O crânio de Giganotossauro é outro ponto alto do passeio. Ele dá uma ideia de como era na vida real o dinossauro que derrotou o T. rex no último filme da franquia “Jurassic Park”. Há ainda réplicas de Carnotaurus, Amargasaurus, Eoraptor, entre vários outros.
A exposição está acontecendo no Pacubra (Pavilhão das Culturas Brasileiras), no Parque Ibirapuera. Inicialmente, ela ficaria até o dia 27 de novembro, mas foi estendida até 4 de dezembro devido a um atraso em sua abertura.
Os ingressos podem ser obtidos através do ou na bilheteria do Estádio do Morumbi sem cobrança de taxa. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 50. A mostra funcionará de terça à sexta das 10h às 19h40 e aos sábado e domingos das 9h às 19h40.