Morreu nesta quinta-feira (10) o ator, humorista e dublador Roberto Guilherme, aos 84 anos. Ele ficou popular no Brasil por interpretar o Sargento Pincel no seriado “Os Trapalhões”, da TV Globo.
Guilherme estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele lutava contra um câncer há alguns anos. Segundo o portal G1, , esposa do também ator Renato Aragão, o Didi.
O ator começou a carreira em 1963, quando foi contratado pela antiga TV Excelsior. Inicialmente, participou dos programas humorísticos “A Cidade se Diverte” e “Um, Dois, Feijão com Arroz”, sendo que neste último ele contracenaria pela primeira vez com Renato Aragão – e que também tinha no elenco Dedé Santana.
Ainda na Excelsior, Roberto Guilherme passou a fazer parte do elenco fixo de “Adoráveis Trapalhões”, que, além de Aragão e Santana, também atuavam Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino, além da cantora Vanusa. Este mesmo elenco atuaria em “Os Legionários” (1965), onde Guilherme interpretou um militar que não tinha nome.
Em 1966, Guilherme trocou a Excelsior pela TV Record, onde deu vida ao Sargento Pincel, durante o “Quartel do Barulho”. Depois, fez dupla com Aragão no programa “Praça da Alegria”, também na Record.
No início da década de 1970, ele foi convidado para o programa “Os Insociáveis”, uma espécie de embrião do vindouro “Os Trapalhões”. Nele, Guilherme fazia parte do quarteto que reunia Didi, Dedé e Mussum, antes da entrada de Mauro Faccio Gonçalves – como o Zacarias.
Em 1975, a trupe foi para a TV Tupi, onde surgiu oficialmente o programa “Os Trapalhões”. Lá, Zacarias entrou para o quarteto e Guilherme passou a ser um personagem de apoio, ficando no ar até 1976.
A ida para a TV Globo ocorreu em 1981, onde ele fez participações em programas como “Viva o Gordo” e “Balança Mais Não Cai”. A consagração do Sargento Pincel veio no retorno de “Os Trapalhões” às telinhas, sendo exibido entre os anos de 1982 e 2013, na Globo.
No vídeo abaixo é possível assistir um dos esquetes de “Os Trapalhões” com a participação de Guilherme como o militar careca, que virou sua marca registrada.
Um de seus últimos trabalhos foi na série (2018), da Multishow, estrelada por Tom Cavalcante e Fabiana Karla.
Em entrevista ao , Aragão lamentou a morte do humorista. “O céu fica mais alegre”, disse.