O ator escocês Robbie Coltrane, celebrizado pelo personagem Hagrid, um dos mais queridos da saga “Harry Potter”, morreu nesta sexta-feira (14), aos 72 anos.
Coltrane estava internado em um hospital perto de sua casa, na Escócia, confirmou a agente do ator, Belinda Wright, ao site especializado . O ator estaria com problemas de saúde há dois anos. Ele tinha dois filhos, Spencer e Alice.
“Além de um ator maravilhoso, Coltrane era inteligente, brilhantemente espirituoso. Após 40 anos orgulhosamente sendo chamada de sua agente, sentirei muito a falta dele”, escreveu Wright.
Coltrane ficou amado em todo o mundo ao interpretar Hagrid, um adorável meio-bruxo e meio-gigante que introduziu Harry Potter ao mundo da magia.
Ele se encontrou com os outros membros do elenco nas gravações de “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” no ano passado, em homenagem aos 20 anos da saga.
Além da franquia de J.K. Rowling, o ator também atuou em filmes como “James Bond” e “Cracker”. Neste último, venceu três prêmios Bafta de melhor ator ao atuar como o personagem Fitz. Coltrane também recebeu indicações por trabalhos como “National Treasure”, “Freiras em Fuga”, “Mona Lisa” e “Tutti Frutti”.
Depois de Harry Potter, seu trabalho mais recente foi na série “Urban Myths”, em 2019 e 2020, onde interpretou o cineasta Orson Welles em episódios especiais. A OBE (Ordem do Império Britânico) reconheceu Coltrane em 2006, por seu trabalho na atuação.