A cantora irlandesa Sinéad O’Connor morreu aos 56 anos, de acordo com a . A causa da morte ainda é desconhecida. A artista deixa três filhos: Jake, Roisin e Yeshua. Seu filho Shane morreu em janeiro do ano passado, aos 17 anos.
Sinéad Marie Bernadette O’Connor nasceu em 8 de dezembro de 1966, em Dublin, na Irlanda. Segundo o jornal , a cantora enfrentava problemas de saúde mental desde a infância, quando foi vítima de abuso sexual.
Sinéad era uma crítica dos casos de abusos cometidos por integrantes da Igreja Católica. Chegou a queimar uma foto do Papa João Paulo 2º ao vivo no programa “Saturday Night Live”..
Em 2018, O’Connor mudou seu nome para Shuhada ‘Sadaqat após se converter ao islamismo. No Twitter, ela publicou uma foto em que usava um hijab, o véu tradicional de uso feminino da religião, que cobre a cabeça.
Carreira musical
Depois se interessar por música ainda na adolescência, aos 15 anos, Sinéad O’Connor se destacou com seu álbum de estreia, “The Lion and the Cobra”, de 1987. O disco a rendeu uma indicação ao Grammy Awards.
Já em 1990, o hit “Nothing Compares 2 U”, de seu segundo trabalho, levou a cantora à fama mundial. A música se tornou o single número 1 do mundo pelo Billboard Music Awards no mesmo ano. A letra foi originalmente composta por Prince para o projeto “The Family”, em 1985.
Entre os principais sucessos da cantora estão “Mandinka” e “The Emperor’s New Clothes”, bem como a regravação de “Don’t Cry For Me Argentina”, do musical de 1978 “Evita”.
No início deste ano, O’Connor recebeu o prêmio inaugural de Álbum Irlandês Clássico no RTÉ Choice Music Awards por “I Do Not Want What I Haven’t Got”. Ela dedicou o prêmio aos refugiados da Irlanda e recebeu aplausos de pé.
Relembre o principal sucesso de Sinéad O’Connor:
Billy Corgan, Garbage e Ice-T prestam homenagens
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, publicou seus pesâmes no Twitter. “Estou realmente muito triste em saber sobre a morte de Sinéad O’Connor. A sua música era adorada em todo o mundo e o seu talento era incomparável. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que amaram sua música”, disse Varadkar.
Outros políticos irlandeses, também usaram as redes para homenagear a cantora. Além deles, músicos como Billy Corgan, vocalista dos Smashing Pumpkins, e Ice-T, também usaram o Twitter para publicar mensagens de condolências.
A também irlandesa e cantora Shirley Manson, através do perfil da sua banda, Garbage, afirmou estar devastada pela morte de Sinéad O’Connor.
Outra celebridade irlandesa que prestou suas homenagens foi o lutador de MMA Conor McGregor. Embora de um universo bem distante do mundo da música, McGregor reconheceu que a Irlanda perdeu uma “voz icônica”, talvez uma das maiores do país.
A cantora Janelle Monáe twittou a frase marcante de O’Connor ao rasgar a foto do Papa: “lute contra o verdadeiro inimigo!”.
“Fight the real enemy”- Sinead O’Connor
🕊️ 🤍— Janelle Monáe👽🚆🤖🚀🪐 (@JanelleMonae)
//twitter.com/Billy/status/88907009
I am heartbroken . 🖤
— Garbage (@garbage)
Respect to Sinead….. She stood for something… Unlike most people…. Rest Easy..🙏🏽
— ICE T (@FINALLEVEL)
Really sorry to hear of the passing of Sinéad O’Connor.
Her music was loved around the world and her talent was unmatched and beyond compare.
Condolences to her family, her friends and all who loved her music.
Ar dheis Dé go Raibh a hAnam.
— Leo Varadkar (@LeoVaradkar)
The world has lost an artist with the voice of an Angel. Ireland has lost an iconic voice and one of our absolute finest, by a long shot. And I have lost a friend. Sinead’s music will live on and continue to inspire! Rest In Peace, Sinead you are home with your son I am sure ❤️🙏
— Conor McGregor (@TheNotoriousMMA)
- Colaborou Pablo Nogueira.