Módulo InSight Martian, da NASA, capta barulho de rochas batendo em Marte; ouça
O módulo de aterrissagem InSight Martian, da NASA, captou barulho, ou ondas sísmicas, de meteoritos colidindo em Marte. As colisões teriam acontecido a uma distância de 290 quilômetros do módulo – o que torna o registro do som ainda mais impressionante.
As ondas sísmicas de impacto foram registradas pela primeira vez em 5 de setembro de 2021, mas só divulgadas agora em artigo .
Ouça o momento da colisão captado pela NASA
Apesar de décadas de sondas e rovers em Marte, até agora nenhum tinha sentido as ondas sísmicas causadas por uma rocha ao atingir o planeta.
Isso acontece porque a atmosfera marciana é muito mais fina que a da Terra e, por isso, deixa passar mais objetos. Mesmo mais fina, a atmosfera de Marte criou atrito suficiente para o meteorito explodir.
Passou em branco
A InSight está em Marte desde 2018. Depois de identificar que o módulo consegue detectar ondas sísmicas, os pesquisadores examinaram dados anteriores e encontraram três eventos parecidos, mas menores, ocorridos em 2020 e 2021.
Cada um criou ondas sísmicas menores que um terremoto de magnitude 2,0 na escala Richter. Quando um terremoto tem menos de 3,5 graus, ele é apenas registrado pelos sismógrafos.
A suspeita, agora, é que o InSight já tenha captado barulho de outros meteoros que caíram em Marte antes, mas os ruídos foram mal interpretados pelos pesquisadores. Agora, com os quatro eventos confirmados, a ideia é encontrar outros registros.