Pareceu mais um episódio do “Arquivo X”. Muita investigação e pouca comprovação. Foi assim a conferência realizada pela NASA realizou uma conferência na manhã desta quinta-feira (14) para revelar o relatório que uma equipe independente fez sobre os Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP, na sigla em inglês).
O termo inclui os tão falados OVNIs (Objetos Voadores não Identificados), além de fenômenos inexplicáveis avistados sob a água ou no espaço.
A conclusão é que o não traz grandes revelações. Apesar de ser a primeira vez que a NASA anuncia medidas em relação aos UAPs, a agência afirmou que não encontrou “nenhuma evidência” de UAPs extraterrestres.
O documento foi elaborado como uma espécie de “guia” para o que fazer quando UAPs forem avistados. A agência espacial norte-americana também afirmou que está considerando usar “aplicativos de smartphone” para rastrear OVNIs.
A Inteligência Artifical também deve ser usada para detectar UAPs. Durante a apresentação do documento, os cientistas deixaram claro que pretendem levar mais a sério os relados de cidadãos e pilotos comerciais.
A ideia, conforme a NASA, é construir um conjunto de dados de UAPs mais amplo e confiável. Além disso, a agência busca também desestigmatizar o estudo de OVNIs, para que os relatos sejam usados mais a sério.
“A principal conclusão do estudo é que há muito mais para aprender. A equipe de estudo independente da NASA não encontrou nenhuma evidência de que os OVNIs tenham origem extraterrestre, mas não sabemos o que são esses OVNIs”. (Bill Nelson, administrador da NASA)
NASA pesquisa sobre OVNIs
A equipe de estudo independente de UAPs é um conselho composto por 16 cientistas de diversas áreas. Posteriormente, a NASA criará um roteiro sobre como usar os dados e as ferramentas da ciência propostos por esses especialistas para avançar a compreensão sobre esses fenômenos.
O tema OVNIs tem sido frequentemente discutido no governo dos EUA nos últimos anos. Em julho, por exemplo, dois ex-militares prestaram depoimento ao Congresso norte-americano e falaram sobre encontros com objetos bizarros que ocorreram no espaço aéreo do país.
Além disso, o ex-oficial de inteligência do Pentágono David Grusch, chegou a dizer ao Comitê de Segurança Nacional da Câmara dos Deputados que o governo dos EUA está escondendo a existência de um “OVNI de várias décadas”.