A Microsoft iniciou seu projeto para detectar falhas dentro do Windows 11 nesta quarta-feira (2) — e, sem querer, acabou revelando um programa secreto. Trata-se de uma ferramenta que permite ativar e desativar praticamente qualquer recurso do sistema operacional.
No Feedback Hub, app que recebe comentários sobre bugs no Windows, um usuário vazou acidentalmente o programa, chamado staging tool (ou “ferramenta de preparação”). Ele é usado apenas internamente, por administradores; nem mesmo testadores beta podem usar essa função, que possibilita até liberar novos recursos aos usuários. As informações são do site .
O programa é semelhante ao ViVeTool, liberado para testadores beta do programa Insiders. A Microsoft já removeu o recurso secreto de sua página, mas ele pode ter caído nas mãos erradas. Encontrar o software perdido em algum link de download não deve ser uma tarefa muito difícil, se você souber onde e como buscar.
Ferramentas como o “staging tool” e o aplicativo ViVeTool usam comandos para ativar ou desativar diferentes partes do sistema operacional ou modificar seu estado por semanas. Ter os códigos corretos permite ativar à força tudo que você desejar no Windows 11 (ou remover algo).