Os detalhes do Microsoft HoloLens, que une ambientes virtuais ao mundo real
Aqui está ele: um headset futurista com quatro câmeras visíveis, dois alto-falantes e, se não erramos na conta, seis botões.
Nós vimos uma demonstração no palco. Nós testamos um protótipo meio cru, mas incrível — mas até hoje, não tínhamos visto de perto como será de fato o novo headset da Microsoft. Aqui está ele: são óculos futuristas com sete câmeras, dois alto-falantes e, se não erramos na conta, seis botões.
Vamos dar uma olhada mais de perto no hardware por trás da realidade aumentada da Microsoft. Este é o HoloLens.
A estrutura suave e curvada de plástico do HoloLens remete ao estilo sonhado por cineastas dos anos 80 para o futuro. Era assim que eu imaginava a computação vestível quando eu estava na escola.
As telas transparentes do headset (assim como um visor adicional de acrílico) são facilmente visíveis quando olhadas por baixo, dando uma ideia de como a Microsoft vai fazer para colocar imagens virtuais nos seus olhos.
Você também pode ver uma roda de ajustes na traseira do HoloLens, que parece ser coberta por uma camada confortável de feltro. Bacana! Também parece que há botões na extremidade do chassi externo da estrutura.
Em vez de fones de ouvido, a Microsoft optou por colocar pequenos alto-falantes ambientes de “áudio flutuante” próximos das orelhas do usuário. Esperamos que eles sejam altos o suficiente, mas não a ponto de vazar sons para outras pessoas próximas a você.
Na parte dianteira, você pode ver duas das câmeras do headset; há um conjunto idêntico do outro lado do visor. Também há três câmeras adicionais entre os dois pares, dando um total de sete.
Os óculos precisam mapear o ambiente a sua volta e entender onde você está e para onde está olhando durante todo o tempo. Assim, eles conseguem “fixar” objetos virtuais em localizações reais, e mostrar estes objetos toda vez que você olha na direção deles.
Visto de cima, nós enxergamos mais quatro botões — dois em cada lado da parte superior dos óculos. Você também pode ver que a coroa interna é claramente separada da externa, o que permite ajustá-la da maneira mais confortável para o usuário.
A demonstração do HoloLens incluiu principalmente controles de voz e gestos. Pressionar um botão ou dois acima de sua orelha não parece uma ideia tão ruim:
Os botões na parte de trás dos óculos, no entanto, definitivamente não são muito amigáveis para o usuário. Nós achamos que eles ainda vão mostrar um compartimento de bateria, ou revelar portas de carregamento ou USB.
[youtube AaTyeDtht-8 740 416]
A Microsoft também divulgou um vídeo sobre o HoloLens. Ele mostra os primeiros protótipos, como ele se ajusta na sua cabeça, o sistema de “áudio flutuante”, uma visão detalhada dos principais componentes da parte frontal do headset e as câmeras usadas mapear o ambiente a sua volta.
Confira nosso hands-on aqui, e mais detalhes no link a seguir: []