Microsoft decreta a aposentadoria do Painel de Controle do Windows
O aplicativo de “Configurações” do Windows já existe desde 2012, mas, agora, ele irá tomar de vez o lugar do tradicional “Painel de Controle”. Recentemente, a Microsoft anunciou que o software — que existe desde o Windows 1.0 — “está em processo de ser descontinuado”.
A informação foi divulgada primeiramente pelo site Neowin. Em uma , a Microsoft justifica que o Configurações “oferece uma experiência mais moderna e simplificada” aos usuários. No entanto, o texto não menciona nenhuma data ou cronograma para o encerramento.
Rumores de fim do Painel de Controle são antigos
A notícia não é surpreendente, já que, há tempos, o Configurações vinha adotando alguns dos recursos do painel. Originalmente, o app contava apenas com um conjunto básico de recursos para facilitar o acesso a ferramentas importantes aos usuários de telas sensíveis ao toque, bem como torná-las mais intuitivas.Os primeiros rumores de substituição começaram antes mesmo do lançamento do aplicativo Configurações, em 2011, quando um vazamento do Windows 8 revelou a chegada do app.
Mas, segundo a Microsoft, o Painel de Controle existe até hoje “por questões de compatibilidade”. Além disso, ele fornece acesso a algumas configurações que a empresa ainda não migrou. Entretanto, a recomendação é para que os usuários utilizem o Configurações sempre que possível.A mudança não afeta negativamente a maioria dos usuários, visto que os recursos continuarão a existir. Contudo, a companhia também pretende excluir outros recursos considerados obsoletos, como é o caso do Paint 3D.