Microsoft diz que remover Fortnite da App Store é uma desvantagem para todo mundo
Tudo indica que a briga bilionária envolvendo Apple e Epic Games ainda terá longos capítulos pela frente. E mais uma empresa teve seu nome inserido nessa novela: a Microsoft, que manifestou apoio à companhia dona do jogo Fortnite, removido da App Store no último dia 13 de agosto. Vamos recapitular. Há alguns dias, a Epic […]
Tudo indica que a briga bilionária envolvendo Apple e Epic Games ainda terá longos capítulos pela frente. E mais uma empresa teve seu nome inserido nessa novela: a Microsoft, que manifestou apoio à companhia dona do jogo Fortnite, removido da App Store no último dia 13 de agosto.
Vamos recapitular. Há alguns dias, a Epic Games introduziu no game de battle royale uma opção própria de pagamentos para os jogadores comprarem V Bucks, a moeda in-game usada em Fortnite. A questão é que isso viola as políticas da Apple para esse tipo de transação, uma vez que, para cada compra feita dentro da App Store, a companhia ganha uma porcentagem. Essa mesma política também é adotada pelo Google na Play Store, e tanto a Apple quanto o Google abocanham 30% da receita em cima dessas compras – uma espécie de taxa para que os aplicativos sejam publicados e fiquem disponíveis nas lojas de cada empresa.O “jeitinho” que a Epic Games encontrou de burlar as regras da App Store teve impacto quase que imediato, quando Fortnite foi removido da loja. Para piorar, a Epic foi informada que seria excluída do Programa de Desenvolvedores da Apple em até duas semanas se não revertesse o jogo para o modelo antigo, ou seja, se não voltasse a usar a App Store como único meio de pagamento para transações dentro do título. Se não acatar a decisão, que tecnicamente completa 14 dias nesta quinta-feira (27), a Epic não só perderia autorização para disponibilizar Fortnite no iOS, como também estaria impossibilitada de usar a Unreal Engine – e aqui vale citar que milhares de desenvolvedores que utilizam a tecnologia – em qualquer aplicação para os sistemas operacionais da Apple.
Pois bem. Eis que no último domingo (23), em uma nova etapa do processo, a Epic afirmou que inúmeras empresas que fazem uso da Unreal Engine entraram em contato com a desenvolvedora e “expressaram grande preocupação com as ações da Apple e seu impacto em projetos para iOS e macOS” baseados no motor de jogo. Entre essas companhias está a Microsoft, que no processo judicial declarou apoiar a Epic Games.
“A descontinuação da capacidade da Epic em desenvolver e oferecer suporte à Unreal Engine para iOS ou macOS prejudicará os criadores de games e também os jogadores”, destacou Kevin Gammill, gerente geral da Microsoft para desenvolvedores terceirizados do Xbox. Para o executivo, todos os títulos que utilizam a tecnologia da Epic serão colocados em uma “desvantagem substancial”. Ele até cita como exemplo Forza Street, jogo de corrida da Microsoft disponível para iPhone e iPad.
Em seu perfil pessoal no Twitter, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, se manifestou sobre o caso, dizendo que “garantir que a Epic tenha acesso à tecnologia mais recente da Apple é a coisa certa para desenvolvedores e jogadores”. Vale lembrar que a Microsoft também fica com uma porcentagem de todas as vendas em aplicativos hospedados em sua loja, então não seria nada surpreendente se a Epic resolvesse processá-la no futuro.
Today we filed a statement in support of Epic's request to keep access to the Apple SDK for its Unreal Engine. Ensuring that Epic has access to the latest Apple technology is the right thing for gamer developers & gamers — Phil Spencer (@XboxP3)
Uma nova audiência está marcada para esta terça-feira (25) em um tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos. Vamos acompanhar como se dará o desfecho do caso, já que nem a Apple, nem a Epic parecem querer voltar atrás em suas respectivas decisões.
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