Metaverso exigirá hardware mil vezes mais poderoso, alerta Intel
Fabricante ressalta que muitos avanços ainda são necessários antes de alcançar a visão propagada por Mark Zuckerberg
Nos últimos meses, o metaverso ganhou espaço cativo no noticiário internacional por conta do universo de possibilidades que a tecnologia poderá proporcionar.
Entretanto, muita gente está esquecendo de um “pequeno” detalhe: temos infraestrutura para rodar esse gigantesco mundo digital?
Segundo a Intel, ainda não! A gigante dos chips semicondutores afirma que se juntarmos toda a infraestrutura de computação, armazenamento e rede, ela ainda não tem poder suficiente para sustentar a visão de metaverso, propagada por Mark Zuckerberg em outubro passado.
Não apenas isso, mas a empresa diz que construir um metaverso acessível em tempo real para bilhões de humanos seria necessário .
“Precisamos de várias ordens de magnitude de capacidade de computação mais poderosa, acessível em latências muito mais baixas em uma infinidade de fatores de forma de dispositivo.” (Raja Koduri, vice-presidente sênior e chefe do Grupo de Sistemas e Gráficos de Computação Acelerada da Intel)
O executivo da Intel afirma que antes de habilitar o metaverso em escala será preciso realizar grandes atualizações na internet. Serão necessários avanços em transistores, empacotamento, memória e interconexão, assim como novos algoritmos e arquiteturas de software.
Outras complicações
Por mais que o metaverso esteja na moda –sendo inclusive apontado como o sucessor da internet móvel– ele não deve ter uma adoção tão rápida e em massa como muitos pensam. Um dos principais gargalos é que os usuários precisarão investir pesadamente em óculos de realidade virtual e aumentada, assim como luvas de capturas de movimento. Isso sem falar nas outras tecnologias que ainda serão desenvolvidas para viabilizar o acesso ao metaverso.Essas tecnologias ainda são muito caras, com os preços sendo reduzidos apenas se as grandes empresas por trás dos metaversos passarem a subsidiar esses equipamentos.
Vale lembrar que um dos motivos que o Second Life não vingou num passado recente é que nem todo mundo tinha condição de investir em um bom PC para rodar o jogo. Além disso, a baixa velocidade de conexão na época também era uma limitação.
Entretanto, a Intel ainda se mantém confiante de que participará do desenvolvimento dessas novas tecnologias para o metaverso.
“Acreditamos que o sonho de fornecer um petaflop de poder de computação e um petabyte de dados a um milissegundo de cada ser humano no planeta está ao nosso alcance.” (Raja Koduri)