Meta vai devolver as contas de Donald Trump no Facebook e Instagram
A que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá retomar suas contas no Facebook e Instagram em breve. Trump foi suspenso em janeiro de 2021, quando manifestações antidemocráticas acabaram em uma invasão ao Capitólio, sede do Congresso americano.
O incidente do Capitólio ocorreu enquanto uma cerimônia de reconhecimento da vitória de Joe Biden acontecia no Senado, e acabou com cinco pessoas mortas. Até hoje, ele é visto como um dos maiores ataques à democracia americana. Especialistas acreditam que o episódio de 2021 serviu como inspiração para os atos golpistas de 8 de janeiro ocorridos em Brasília, quando manifestantes invadiram as sedes dos três poderes do Brasil.
A Meta considerou que Trump incitou os ataques. O CEO, Mark Zuckerberg, afirmou também que havia uma preocupação de que o discurso do ex-presidente pudesse encorajar seus apoiadores a protagonizarem mais atos violentos. No dia seguinte, a empresa baniu os perfis de Trump indeterminadamente. Após análise, o Conselho de Supervisão estabeleceu uma suspensão de dois anos.
Em um post de blog, a Meta afirmou que a ameaça que Trump representava diminuiu consideravelmente após a suspensão. O texto também afirma que a Meta está adotando medidas mais duras para lidar com usuários reincidentes em violações de políticas da plataforma.Membros do partido Republicano já pressionavam a Meta há algum tempo para devolver as contas ao ex-presidente, que anunciou a pré-candidatura para as eleições de 2024. Elon Musk já reverteu o banimento indefinido de Trump do Twitter, mas o republicano preferiu focar em sua própria rede social, o Truth Social.