Melodias dos hits musicais regrediram desde 1950, sugere estudo
Talvez não seja papo de tiozão dizer que a música de antigamente era “melhor”. Pois um estudo da Universidade de Londres (Inglaterra) afirma que as melodias de hits regrediram desde 1950.
na revista Nature, na última quarta-feira (4), a pesquisa conduzida pelos cientistas Madeline Hamilton e Marcus Pearce analisou melodias – principalmente melodias vocais – de canções que chegaram ao Top 5 de hits das paradas de fim de ano da Billboard entre 1950 e 2022.
Observando a história dos movimentos musicais, é possível especular essas mudanças na complexidade das melodias. 1975 representa o ano de surgimento de gêneros como new wave, disco e, principalmente, o punk, que “mataram” o rock progressivo.
Os declínios em 1996 e 2000 podem representar a ascensão do hip-hop ou a ampla adoção de softwares de produção musical, que permitiram a reprodução de áudio em looping.Melodias regrediram, mas outros elementos musicais, não
Então, as melodias dos hits regrediram desde 1950 porque a música de hoje é ruim? Infelizmente para o tiozão, a resposta é: não! Segundo o estudo, a queda na complexidade da melodia não tem a ver com a qualidade musical. Mas no aumento na complexidade de outros elementos musicais.
Por exemplo: a expansão dos instrumentos digitais fez com que a complexidade musical fosse expressa pela qualidade de áudio em vez da melodia.