Megaestruturas feitas pelo homem estão deixando os dias mais longos
Além dos fatores conhecidos por afetar a rotação da Terra, como terremotos e a gravidade da Lua, as megaestruturas feitas pelo homem também estão deixando os dias mais longos.
O acidente nuclear de Fukushima, por exemplo, causado por um terremoto seguido por um tsunami, acelerou a rotação da Terra em cerca de 1,8 microssegundos (1 segundo dividido por um milhão). Já a gravidade da Lua, que controla a maré dos oceanos, está perdendo a força, contribuindo para uma rotação da Terra mais devagar.
Agora, cientistas também descobriram que as megaestruturas feitas pelos humanos podem afetar a rotação da Terra. De acordo com o cientista Benjamin Fong Chao, da NASA, um exemplo é a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China.
A maior hidrelétrica do mundo, com 2.300 metros de largura e 185 de altura, é uma das megaestruturas que estão deixando os dias mais longos.
Como as megaestruturas estão deixando os dias mais longos?
A barragem, que consegue abrigar cerca de 16 milhões de piscinas olímpicas em termos de volume de água, mostra como uma grande concentração de massa em um local pode afetar a rotação da Terra.
Vale destacar que outro fator para dias mais longos, além das megaestruturas, é o aquecimento global. De acordo com um estudo em julho, o clima mais quente está desacelerando a rotação da Terra.