Mark Hamill faz post sobre o fim do prazo do título de eleitor cair no “Star Wars Day”
Depois de Mark Ruffalo, o Hulk da Marvel, fazer campanha para jovens tirarem o título de eleitor no Brasil junto a Anitta, chegou a vez de Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker de “Star Wars”. O ator se manifestou no Twitter, após pedido de um fã brasileiro para ajudar na divulgação da campanha.
Mark Hamill é mais um dos nomes de peso da campanha online de celebridades que incentiva os jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor em 2022. Além dele e Mark Ruffalo, Leonardo DiCaprio também entrou na onda.
O prazo estabelecido para que os cidadãos brasileiros, incluindo adolescentes entre 16 e 18 anos, tirem ou regularizem o título de eleitor para as eleições deste ano se encerra na quarta-feira desta semana, 4 de maio.
Coincidentemente, o prazo caiu na mesma data em que é comemorado o “Star Wars Day”. A frase da franquia “Que a Força esteja com você”, em inglês, a citação fica assim: “May the Force be with you”. Isso fez os fãs da série arranjarem um trocadilho com a frase. “May the Fourth be with you” dá todo um novo significado à data 4 de maio.
“Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil! May the 4th be with you…ALL!,” escreveu o ator Mark Hamill, fazendo referência ao Dia de “Star Wars”.
Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil! May the 4th be with you…ALL! 🇧🇷 — Mark Hamill (@MarkHamill)
Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar 5 vídeos antes da data limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando. — Mark Ruffalo (@MarkRuffalo)
Brazil is home to the Amazon and other ecosystems critical to climate change.
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio)
What happens there matters to us all and youth voting is key in driving change for a healthy planet. For more on voter registration in Brazil before May 4, visit
O link compartilhado por Ruffalo e DiCaprio faz parte da ação “Olha o Barulhinho”, desenvolvida pela agência Quid, definida como um “laboratório de comunicação e mobilização para causas” e que trabalha com ações políticas nos meios digitais.
Para as eleições deste ano, o cadastro pode ser feito de forma digital através de . É necessário enviar fotos de um documento oficial com foto, comprovante de residência e uma selfie. Em seguida, o usuário deve preencher um formulário indicando a zona eleitoral desejada. O sistema também está disponível para eleitores que mudaram de cidade ou precisam regularizar a situação eleitoral. Pela internet, é possível , ou solicitar agendamento presencial no Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.