A empresa de inteligência artificial Soul Machines desenvolveu um chatbot capaz de simular conversas com a atriz Marilyn Monroe, estrela de Hollywood que morreu em 1962. Segundo a companhia, a IA consegue interagir com fãs e responder a perguntas “com voz e personalidade características de Marilyn”.
Chamado “Digital Marilyn”, o chatbot permite interagir em tempo real com um avatar digital de Marilyn Monroe gerado por inteligência artificial. As respostas dadas pela IA se baseiam no modelo GPT 3.5, da OpenAI e também usam “processamento avançado de linguagem natural e aprendizado profundo”, como explica a Soul Machines.
Ainda de acordo com a empresa, a Digital Marilyn pode ler as emoções dos usuários e responder da melhor forma. Por meio de uma tecnologia proprietária, o avatar acessa a câmera e o microfone das pessoas com quem conversa para analisar mudanças de expressão.
“Cada interação é única. A Digital Marilyn analisa as preferências de cada pessoa e adapta as respostas de acordo, promovendo uma conexão genuína que ressoa com você em um nível individual”, explica a Soul Machines em um .
Marilyn Monroe não é a única a ter um avatar com IA
O projeto começou na última sexta-feira (8) e, por enquanto, está disponível para testas apenas para usuários selecionados. Além da Digital Marilyn, a Soul Machines conta com mais alguns avatares de celebridades, como o rapper Mark Tuan, o lutador Francis Ngannou, o jogador de basquete Carmelo Anthony, e o ex-jogador de golfe Jack Nicklaus.
Segundo a companhia, as pessoas que conversam com os avatares de celebridades costumam passar cerca de 20 minutos no chat.
Em comunicado, a Soul Machines explicou que a ideia da Digital Marilyn é mostrar “o poder transformador da IA em conectar marcas e consumidores”. Vale mencionar que o chatbot de Marilyn Monroe é produzido em parceria com a Authentic Brand Groups, que gerencia os direitos de imagem do falecida atriz.
No site oficial, o CEO da empresa, Greg Cross, ainda explica o seguinte:
Misturar IA e celebridades pode dar problema
Além da Soul Machines, outras empresas oferecem plataformas nas quais é possível “conversar” com personalidades reais e ficcionais. O site Character AI, por exemplo, permite bater um papo com personagens como mestre Yoda, Hermione Granger e até mesmo o bilionário Elon Musk.
Por meio da inteligência artificial, páginas nas redes sociais ainda colocam celebridades em situações diferentes do usual. O perfil brasileiro “1001 AI Covers”, aliás, viralizou recentemente com vídeos de Silvio Santos e Faustão cantando sucessos nacionais e internacionais.
É importante dizer que qualquer pessoa tem direito à própria imagem. Ou seja, reproduzir a face ou a voz por computador pode gerar problemas na Justiça. Ano passado, nos EUA, três artistas entraram com um processo para impedir o uso de artes protegidas por direitos autorais para geradores de inteligência artificial.