Mapa mostra regiões do Brasil que podem afundar com mudanças climáticas
Em 2050, várias regiões do Brasil devem afundar devido aos efeitos das mudanças climáticas. Pelo menos, é o que apontam as projeções realizadas por cientistas.
Um relatório da prevê uma elevação do nível mar no Brasil entre 20,9 e 24,27 centímetros até 2050. No entanto, a projeção para 2100 alerta que o país terá de enfrentar uma elevação marinha mais significativa, variando de 40,5 a 65,6 centímetros.Em Santos (SP), por exemplo, cerca de 5% da população terá que ser movida nos próximos 30 anos por conta do avanço do mar.
Mapa interativo
O aumento do nível do mar ocorre devido à expansão térmica. Os oceanos têm se expandido, uma vez que a água quente se dilata. O fenômeno ocorre devido às temperaturas sem precedentes nos mares do mundo. Isso impacta diretamente o clima, os rios e, claro, as cidades costeiras.
Influências sazonais, como o fenômeno El Niño, por exemplo, também podem contribuir para essas variações. Inclusive, pesquisadores da NASA sugerem que o El Niño pode ter influenciado o aumento recente do nível do mar. Estima-se que o mar subiu 0,76 centímetros de 2022 para 2023.
Para exemplificar os riscos das mudanças climáticas, a ONG Climate Central lançou um mapa interativo a fim de mostrar as regiões que podem afundar com mudanças climáticas. Nele, é possível simular, por exemplo, o aumento do nível do mar e ver detalhadamente as regiões de cada cidade litorânea que está sob o risco de ficar debaixo d´água nas próximas décadas.