Manaus e cidades vizinhas lideram buscas por oxigênio no Google
Crescimento de buscas por oxigênio reflete situação catastrófica do Amazonas, onde falta insumo para pacientes hospitalizados.
O Trends, plataforma que indica as tendências de busca no Google, , como Itacoatiara, Boa Vista, Santarém e Rio Branco, lideram as buscas por “oxigênio” nas últimas 24 horas. O crescimento pelas buscas reflete a situação catastrófica de Manaus, que está com falta de cilindros oxigênio por conta da pandemia de COVID-19, .
O Amazonas, em especial Manaus, vive uma crise sem precedentes em seu sistema de saúde. Com número recorde de internações, diversos hospitais ficaram sem cilindros de oxigênio e pacientes estão tendo que ser transferidos para outros estados. de que familiares de pacientes internados estão tendo que comprar os insumos.
Entre as buscas que estão mais crescendo estão “Quanto custa cilindro oxigênio 50 litros”, “Venezuela oxigênio”, e “cilindro de oxigênio 50l”. Entre os assuntos relacionados que mais crescem estão Nicolás Maduro, presidente da Venezuela que prometeu fornecer cilindros de oxigênio para Manaus, e Whindersson Nunes, artista que está mobilizando outras celebridades para ajudar a região, além dos termos “Venezuela”, “Cilindro” e “Litro”.
Além dos hospitais, os cemitérios também estão lotados, com horário de funcionamento ampliado e precisando instalar câmaras frigoríficas.
O governo estadual decretou toque de recolher e proibiu a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.
Na última quinta-feira, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo federal não tinha transporte para mandar os cilindros por conta própria. Apesar disso, nesta sexta, dois aviões da Força Aérea Brasileira saíram de Guarulhos, em São Paulo, e chegaram a Manaus transportando cilindros.
A Venezuela se dispôs a encher os cilindros de oxigênio para Manaus também. Em entrevista à coluna de Jamil Chade, , o chanceler venezuelano Jorge Arreaza disse que “é uma obrigação ajudar o povo brasileiro” e disse que o país está à disposição para agir quando o Brasil quiser.
Nas redes sociais, capitaneados por Whindersson Nunes, como Gustavo Lima e Tatá Werneck se prontificaram a também comprar e doar cilindros de oxigênio para o Amazonas.
[via ]