Mais perto do que a Lua: asteroide se aproxima da Terra nesta quinta
Nesta quinta-feira (22), o deve cruzar o espaço bem próximo à Terra. Contudo, não há motivos para preocupação, uma vez que o astro não apresenta perigo de colidir com o nosso planeta.
Segundo estimativas, ele chegará a uma distância de 225 mil quilômetros da Terra nesta quinta (22), de forma que estará mais próximo do que a Lua. A título de comparação, a Lua está distante cerca de 385 mil quilômetros da Terra.O asteroide deve passar pela Terra a uma velocidade de pouco mais de 64 mil quilômetros por hora – cerca de 50 vezes a velocidade do som. Veja abaixo o trajeto percorrido pelo asteroide.
Sobre o asteroide 2024 DW
Como o próprio nome entrega, o 2024 DW é um asteroide recém descoberto. Cientistas identificaram o astro no último dia 19 de fevereiro, por meio do Observatório Steward, nos EUA, como parte do projeto Mount Lemmon Survey.
No total, ele mede cerca de 13 metros de largura, o que faz com que tenha o tamanho aproximado de um ônibus. Apesar de parecer grande em comparação à escala humana, ele é considerado pequeno em relação às dimensões espaciais.
Monitoramento de asteroides
Astrônomos monitoram regularmente asteroides cujas trajetórias se aproximam da Terra. A ideia é prever quais podem representar algum tipo de risco de impacto no planeta, para talvez desviar sua rota. Por exemplo, no mês passado, pesquisadores da agência conseguiu prever a queda de um asteroide sobre a Alemanha.
Embora seja o mais próximo, o asteroide 2024 DW não é o único objeto que pode passar pela vizinhança terrestre nesta quinta-feira (22). De acordo com uma lista da NASA, outro astro do tamanho de um ônibus passará a uma distância de 775 mil quilômetros da Terra, enquanto um asteroide do tamanho de um jato passará a uma distância mais confortável: de quatro milhões de quilômetros.