Maggie Smith, de “Harry Potter”, morre aos 89 anos; confira sua premiada carreira
A atriz britânica Maggie Smith, de “Harry Potter“, morreu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos. De acordo com seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, à BBC, “ela faleceu pacificamente no hospital”. Eles agradeceram à equipe do Chelsea and Westminster Hospital “por seus cuidados e gentileza incansável durante seus últimos dias”.
“Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, continuou a declaração. “Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento.”
Carreira de Maggie Smith
Nascida em Ilford, uma área de classe média baixa de Essex, na Inglaterra, Maggie era a mais nova de três filhos. Estudou na Oxford Playhouse School, estreando nos palcos em 1952. Em 1958, se mudou para a América e atuou em seu primeiro filme, o thriller noir “Sem Saída”. Famosa por seus papéis como a professora Minerva McGonagall, em “Harry Potter”, e Violet Crawley, em “Downtown Abbey”, ela ganhou dois Oscars. O primeiro em 1970, como Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona”. Nove anos depois, ela venceu o prêmio de Atriz Coadjuvante por “California Suite”.O papel como Violet rendeu a Smith três Emmys de melhor atriz coadjuvante, bem como mais três indicações. Ela venceu o prêmio pela primeira vez em 2003 por “My House In Umbria” e foi indicada outras três vezes pelas séries “Supposed Last Summer”, “Capturing Mary” e “David Copperfield”, com Daniel Radcliffe, que indicou para o papel de Harry Potter.
No teatro, conquistou um prêmio Tony de Melhor Atriz em 1990 por sua atuação na comédia “Lettice and Lovage”. Além disso, a atriz britânica ainda conseguiu estatuetas no BAFTA Awards e Globo de Ouro.Em 1990, Maggie Smith recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico da Rainha Elizabeth II por suas realizações dramáticas. Em 2014, a rainha a tornou também membro da Ordem dos Companheiros de Honra por serviços prestados ao teatro.
Apesar de afirmar que o trabalho em “Downtown Abbey” mudou sua vida, levando-a ao estrelato, ela admitiu nunca ter visto a série, mesmo após o fim. “Chegou um ponto em que era tarde demais para recuperar o atraso”, brincou. Porém, mais recentemente, em 2019, participou de “Downton Abbey – O Filme” e a sequência “Downton Abbey: Uma Nova Era”, em 2022.