Macaco aprende a abrir coco usando pedra no Jalapão; assista
Na última semana, um macaco do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, surpreendeu ao abrir um coco usando uma pedra. No YouTube, o vídeo ultrapassou 40 mil visualizações e rendeu comentários divertidos dos usuários. Mas como isso acontece?
De acordo com reportagem da (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a ação está ligada à transmissão de práticas culturais (ou tradições) entre grupos sociais. Até um século atrás, o uso de ferramentas era tido como exclusividade dos seres humanos. Foi a britânica Jane Goodall que desmentiu essa teoria, observando chimpanzés na Tanzânia.
Em 2017, um artigo do biólogo Tiago Falótico, publicado na revista Scientific Reports, descreveu o uso de ferramentas por esses animais. Pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) observaram no estudo um macaco-prego da espécie Sapajus libidinosus, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. O animal, de nome Porthos, usou uma pedra para cavar um buraco no solo a fim de comer uma aranha. Até então, essa é a única população com registro do uso de pedras para escavação.
Segundo o estudo, cerca de 60% dos macacos-prego jovens conseguem capturar aranhas usando o instrumento. Já os filhotes têm sucesso em pouco mais de 30% dos casos. A dificuldade nesse caso é reconhecer o forro de seda que fecha o ninho da aranha. O forro funciona como um indicativo de que a aranha está no ninho, ou seja, que outro macaco já não a desenterrou. Diferentemente da idade, o sexo não interfere na realização da tarefa. Isso porque macacos de ambos os sexos apresentam o mesmo nível de habilidade em usar pedras para cavar. Apesar disso, os machos são os que mais a utilizam. De 1.702 situações, 77% envolviam machos, enquanto apenas 23% envolviam fêmeas.O uso de pedras é comum para macacos em todo lugar?
Ainda no Piauí, na Fazenda Boa Vista, em Gilbués, as pedras são menos abundantes. Mesmo assim, continuam sendo usadas para quebrar cocos. Em um experimento do psicólogo Raphael Moura Cardoso, pesquisadores usaram caixas de acrílico com uma fenda no topo contendo melaço de cana em Gilbués e na Serra da Capivara. A fenda, larga o suficiente para um palito, era a única forma de retirar o doce. Um macaco macho da Serra da Capivara tentou usar uma pedra. Ao falhar, como planejado por Cardoso, ele imediatamente pegou um pedaço de pau. Enquanto isso, nem as fêmeas nem os machos da Fazenda Boa Vista, especialistas em quebrar cocos, fizeram uma tentativa, surpreendendo os pesquisadores. O resultado virou um artigo na revista Biology Letters em 2016.Como funciona a aprendizagem da tradição?
Um artigo de 2016 da revista Comportamento Animal mostrou que os macacos ajustam a força dos golpes ao ouvir o som da superfície do coco quebrando. Além disso, de acordo com um experimento de Izar e seu grupo, as pedras grandes atraem mais a atenção dos animais. Mas, caso não pesem o suficiente, são substituídas. Para frutas mais firmes, eles escolhem pedras que podem pesar mais que seus próprios corpos. “Os macacos conseguem perceber que o peso é importante para o ato de quebrar”, explicou ela.
Os macacos ainda selecionam pedras ou troncos de árvores para servir de base para quebrar cocos, como no caso do vídeo.