“Lua de Sangue” marca manhã desta terça (8); veja as melhores fotos
A manhã desta terça-feira (8) foi marcada pelo evento astronômico “Lua de Sangue”. Durante cerca de 90 minutos, o satélite se manteve completamente inserido na região de sombra da Terra, gerando um eclipse total.
Quando isso acontece, o Sol ainda consegue iluminar o satélite indiretamente, mas a maior parte da luz azul acaba sendo filtrada pela atmosfera. Consequentemente, a Lua adquire um tom avermelhado, fazendo jus ao nome do fenômeno.
O ápice do evento (horário de Brasília), marcando o segundo e último eclipse lunar total de 2022. Foi possível acompanhar o fenômeno da América do Norte e Central, Havaí, Alasca e partes da América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.
Aqueles que perderam o espetáculo terão que esperar um pouco para ver o fenômeno, já que ele só voltará a acontecer no dia 14 de março de 2025. Mas não é necessário drama: outros eclipses lunares parciais devem ocorrer em 2023 e 2024, rendendo bons cliques aos observadores.
Enquanto os próximos não chegam, é possível ter ideia da magnitude da Lua de Sangue a partir de fotos compartilhadas por entusiastas nas redes sociais. Confira as melhores:
5:57am EST — Colin (@not_colind)
📷 Lunar Eclipse🗓 11-08-2022 (4:36am) MT
— Tim Ranglos (@Tim_Ranglos)
📍Denver, Colorado
The totally eclipsed blood red moon passes behind the antenna on the Empire State Building in New York City, Tuesday morning in New York City — Gary Hershorn (@GaryHershorn)
My best shot tonight — Oliver Seiler (@0seiler)
Just a couple of my faves from this morning. Luna was so generous. — Mickey (@StOlafsFinest_)