Levantamento aponta que Android perdeu espaço para o iOS nos últimos 5 anos
Android ainda domina mercados da África e América do Sul, mas dados da StockApps mostram que nos últimos cinco anos a empresa perdeu quase 8% de participação no mercado global de smartphones
O Android segue dominando com folga o mercado de dispositivos móveis no planeta e é ainda mais dominante nos continentes da América do Sul e da África, onde os dispositivos da Apple são mais caros. Mas nem tudo é uma maravilha nessa predominância. Veja abaixo.
1- Embora o domínio do sistema operacional do Google seja inquestionável, dados da mostram que nos últimos cinco anos o Android perdeu quase 8% de participação no mercado global de smartphones. O sistema operacional tinha 77,32% e agora 69,74 de participação.
2- Em contrapartida, o iOS obteve um crescimento na participação de mercado de 6% no mesmo período, indo de 19,4% para 25,49%.
Ainda não é possível explicar com precisão o que pode ter ocasionado a queda do Android, mas esse ganho de terreno do sistema iOS pode estar ligado aos esforços da Apple de lançar dispositivos mais baratos no mercado, com o iPhone SE –que continua sendo caro para os padrões brasileiros, mas é um pouco mais barato que os outros iPhones.
Para Edith Reads, especialista da StockApps (um centro educacional financeiro para iniciantes e também investidores experientes), a perda de participação de mercado do Android se dá em razão ao “aumento da concorrência no segmento de sistemas operacionais”.
Embora essa queda nos últimos quatro anos pareça preocupante, existe a segurança de seguir dominando em mercados como América do Sul e África, onde os dispositivos são bem acessíveis.
Na África, América do Sul e Ásia, o Android tem participação de mercado superior a 80% e para Reads, o domínio do sistema nessa regiões é o que fará com o que o sistema do Google continue sua hegemonia no mercado global de smartphones.