A Lenovo apresentou, na última segunda-feira (4), o Chromebox Micro. Com ChromeOS de fábrica, o computador chama atenção por ser barato e por ser uma pequena caixinha. Ele ainda vem com 32 GB de armazenamento e 8 GB de memória RAM.
O lançamento possui 16,3 cm de largura, 7,9 cm de altura por 1,97 cm. Trata-se de um tamanho similar ao Galaxy S23 e o iPhone 15, que medem 7,09 x 14,63 x 0,76 e 7,16 x 14,76 x 0,78 , respectivamente. Isso significa que é possível colocá-lo em quase qualquer lugar sem preocupações. Até mesmo em cima da mesa, sem ocupar espaço.
A Lenovo também fez uma parceria com a Instorescreen para criar monitores de 15,6 e 21,5 polegadas com espaço para acoplar o PC atrás da tela. Mas, até o momento, não há previsão de venda do painel no Brasil.
Lenovo Chromebox Micro tem 8 GB de RAM
Em seu interior, o computador traz especificações mais contidas. Entre elas, o processador Intel Celeron N4500, que funciona sem ventoinha. Além disso, a Lenovo também incluiu 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento.
Por trazer ChromeOS, o computador tende a ter bom desempenho em tarefas do dia a dia. Entretanto, não deve impressionar ao rodar aplicações mais pesadas.
O armazenamento de 32 GB também é outro ponto que chama a atenção. Todavia, por ser um Chromebox, a nuvem é prioridade. Principalmente o Google Drive, parte da suíte de escritório do Google.
O computador da Lenovo também é generoso com conexões, além das duas portas USB-C, duas USB-A, uma para cabo de rede (RJ45) e entrada para fones de ouvido (3,5 mm).
O Lenovo Chromebox Micro será vendido em “mercados selecionados” a partir do primeiro trimestre de 2024. O preço sugerido é de US$ 219 (cerca de R$ 1.075 em conversão direta).