No , evento da Tesla realizado na última sexta-feira, a empresa finalmente revelou um protótipo de seu robô Optimus. A máquina havia sido anunciada no ano passado, mas é a primeira vez que uma versão funcional de Optimus é apresentada ao público.
Os fãs que esperavam uma versão mais “completa” do robô devem ter se decepcionado um pouco, já que Optimus ainda não parece muito estável. O próprio Elon Musk afirmou durante o evento que aquela era a primeira vez que a máquina estava sendo testada no mundo real, fora do ambiente controlado do laboratório.
Outro modelo, com um visual mais bem acabado, foi apresentado no palco, no entanto, enquanto Musk discursava, ele foi ao chão. O acontecimento é compreensível se considerarmos o estágio de desenvolvimento da máquina que a Tesla tem se esforçado para mostrar atualizações relevantes ao público, inclusive realocando funcionários de outros projetos para acelerar o desenvolvimento.
Na ocasião também foram exibidos vídeos de Optimus, preso por um cabo, realizando algumas tarefas como transporte de peças, irrigação de plantas e alterando uma caixa de lugar. Além disso, a Tesla mostrou uma simulação tridimensional de como é a visão do robô.
A ideia da empresa é viabilizar o robô para realizar tarefas cotidianas ou tarefas insalubres. As aspirações da Tesla são muito ambiciosas, já que, quando pronto, a empresa pretende fabricar Optimus em larga escala para comercializá-lo com clientes que devem ser usados para várias finalidades.
Inicialmente, o preço sugerido do produto é de aproximadamente US$ 20 mil, cerca de R$ 100 mil, o que é mais barato que os carros produzidos pela companhia, por exemplo, mas que ainda é bem caro para países com moeda desvalorizada frente ao dólar, como é o caso do Brasil.
Quando finalizado, Optimus deve realizar tarefas de forma 100% autônoma usando a mesma tecnologia de piloto automático dos veículos da Tesla, que ainda está na versão beta, mas já pode ser utilizada pelos proprietários dos carros da empresa.