Júpiter tem nuvens com raios verdes; confira em nova imagem da NASA
Juno, a sonda espacial da NASA que orbita Júpiter, flagrou o brilho verde de um raio no pólo norte do planeta. A espaçonave estava a 32 mil quilômetros acima do planeta vizinho quando coletou os dados, segundo da NASA na última quinta-feira (15).
Os raios que a Juno flagrou no gigante gasoso se parecem com os raios da Terra. A diferença é que os relâmpagos da Terra surgem em nuvens de água e acontecem com mais frequência perto da linha do Equador (o Brasil é o país com maior índice de raios, por exemplo).
Já em Júpiter, é mais provável que os raios ocorram com frequência maior em nuvens de água e amônia. Além disso, esses fenômenos costumam aparecer perto dos pólos.
Novos dados de Juno
A sonda Juno registrou o brilho verde dos raios de Júpiter quando completou seu 31º sobrevoo, em 30 de dezembro de 2020.
Kevin Gill gerou a imagem recém-lançada pela NASA enquanto processava os dados coletados pelo sistema de câmera da Juno. Ele faz parte de uma colaboração voluntária, facilitada pelo da agência espacial norte-americana.
A espaçonave orbita Júpiter desde julho de 2016, de onde faz observações detalhadas dos pólos e de outras regiões do planeta. Ao todo, já foram 51 sobrevoos próximos de Júpiter. O próximo está agendado para 23 de junho.
Até 2021, Juno coletou dados que dão pistas sobre a estrutura, formação e evolução de Júpiter. Desde então, a missão está voltada para o “sistema joviano”, estudando o planeta junto a seus anéis e suas luas (são 92 confirmadas).
A expectativa é que a missão Juno opere até setembro de 2025.