James Webb: veja a foto mais detalhada já tirada do universo
Nesta segunda-feira (11), foi divulgada a primeira foto com cores do Telescópio Espacial James Webb (JWST). A imagem de campo profundo (deep field) é a melhor e mais detalhada já tirada do universo. Ela foi apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em parceria com o administrador da , Bill Nelson. O evento foi transmitido direto da Casa Branca.
A foto mostra a área conhecida como SMACS 0723, uma região com aglomerados de galáxias massivas. Essas galáxias distorcem a luz dos objetos atrás delas, atuando como uma lupa para o James Webb. Em resumo, o alvo amplia outros objetos, permitindo uma melhor observação de galáxias distantes e fracas.
A imagem captura milhares de galáxias porque o telescópio tira fotos no espectro infravermelho. Isso permite que ele capte imagens de galáxias e estrelas que se formaram 13,5 bilhões de anos atrás, 300 milhões de anos após o Big Bang. Tirando os astros pontudos, que são estrelas mais próximas, todo o resto que aparece na foto são galáxias.
Nunca antes um telescópio espacial tinha olhado a uma distância tão grande Universo a dentro. As galáxias avermelhadas, como as da região SMACS 0723, são as que estão mais distante de nós, terráqueos. Veja a imagem abaixo.
No tuíte abaixo, a astrônoma Roberta Duarte compara a mesma região flagrada por dois telescópios diferentes. É possível observar que a imagem produzida pelo James Webb é bem mais detalhada que a do Hubble.Essa é mesma região. A primeira foto tirada pelo Hubble Space Telescope. A segunda foto tirada pelo James Webb Space Telescope.— Roberta Duarte (@import_robs)
Uma prévia da foto mais profunda do universo já havia sido divulgada pela NASA, mas foi feita apenas para teste de estabilidade do maquinário, sem fins científicos.
Essa é apenas a primeira de uma série de fotos que serão divulgadas pela agência espacial nesta semana. As outras imagens devem ser apresentadas nesta terça-feira (12) às 11h30 (horário de Brasília). Acompanhe o evento de divulgação ao vivo no .
Nebulosas, aglomerados de galáxias e um planeta composto principalmente de gás compõem os primeiros alvos fotográficos do James Webb. Confira aqui a lista completa.
O telescópio foi lançado no dia 25 de dezembro. Desde então, passou por uma série de etapas de calibração de seus espelhos e instrumentos. A nova foto marca o início oficial das operações científicas com o James Webb, que devem perdurar pelos próximos dez anos.