Jamaica, Bolívia e Islândia: mapa revela países que não têm McDonald’s
Apesar de os Arcos Dourados serem um ícone global, o McDonald’s não está presente em todos os países do mundo. Mesmo com mais de 40 mil McDonald’s ao redor do mundo – e contando –, a maioria dos países não possui um restaurante da gigante franquia.
E isso ocorre por diversas razões, tanto por decisões do McDonald’s quanto por parte dos países. Por exemplo, você sabia que, em 1995, as ilhas Bermudas, no Caribe, baniram a presença do McDonald’s?
Já na América do Sul, a Bolívia é o caso mais famoso de rejeição ao McDonald’s, que tentou integrar alimentos do país no cardápio do restaurante, mas falhou consideravelmente.
Veja o mapa:
Outra fonte, o , lista 120 países com McDonald’s e 96 que não possuem a rede de fast food. No entanto, é preciso entender os critérios para categorizar países.
Pax McDonald’s existe entre países?
O livro “”, de Thomas L. Friedman, sintetiza a paz capitalista com a Teoria dos Arcos Dourados. Segundo Friedman, dois lugares com McDonald’s nunca travaram guerras um contra o outro.
Atualmente, existem McDonald’s operando em Israel e no Líbano, que travam uma guerra sangrenta. Além disso, tem o caso da Rússia, mas, antes, vamos à da Islândia.
Atualmente, um país com IDH extremamente alto, a Islândia, não tem uma franquia sequer do McDonald’s. O país já teve 3 lanchonetes do McDonald’s, mas a crise financeira de 2009 fez a multinacional sair do país, segundo a própria empresa.
No entanto, a imprensa islandesa afirma que o McDonald’s nunca vingou no país devido à popularidade da franquia nacional Hambórgarabúllan, que superava, de longe, as vendas do McDonald’s. No local onde ficava o McDonald’s em Reykjavík, capital da Islândia, os donos da franquia decidiram abrir o Metro, um restaurante bem similar ao McDonald’s, principalmente em termos de cardápio. É importante falar sobre o caso da Islândia porque serviu de inspiração para o “Vkusno i tochka”. Quando o a rede encerrou suas operações na Rússia, o magnata Alexander Govor decidiu comprar os 15 restaurantes em Moscou e abrir uma cópia do McDonald’s. O “Vkusno i tochka” também foi útil quando o a rede decidiu encerrar suas operações em países como Belarus e Cazaquistão por associação com a Rússia.Mas, por outro lado, lugares com dietas mais saudáveis ganharam seus primeiros McDonald’s em 2021, como no caso de Brunei e, sobretudo, Tunísia, onde a dieta mediterrânea domina o cardápio.
Números divergentes
De acordo com os dados mais recentes da própria empresa, na última terça-feira (29), o McDonald’s está presente em 118 países. Mas, na verdade, há 98 países com pelo menos um restaurante, além de mais de 20 territórios, como Gibraltar, da Inglaterra, e Guam, Porto Rico e Ilhas Virgens, dos EUA. Em contrapartida, dos 195 países reconhecidos pela ONU, o número de locais sem McDonald’s é divergente. Kosovo, por exemplo, não tem McDonald’s e tem reconhecimento limitado pela ONU.Por outro lado, Taiwan, que não é reconhecido pela ONU, entra na lista do McDonald’s. Contando apenas os reconhecidos, há 77 países sem McDonald’s. Mas se incluirmos territórios como Palestina e Kosovo, o número pode chegar a 97 países sem McDonald’s.