Itália acha solução para frear invasão de caranguejos: comê-los
O responsáveis por tal temor são os caranguejos Callinectes Sapidus, nativos da costa leste dos EUA. A espécie se adapta e se reproduz rapidamente, e chegou à Itália há alguns anos após sair do esgoto de cruzeiros e navios mercantes.
Agora, devido a sua enorme presença no mar da Itália, a invasão dos caranguejos ameaça a indústria de pesca de mariscos nas províncias de Veneto e da Emilia-Romagna, que, juntas, produzem cerca de 15 mil toneladas de mariscos anualmente.
Para lidar com a invasão dos caranguejos, o governo da Itália investiu quase três milhões de euros para capturar e eliminar essa espécie. No entanto, de acordo com a revista científica , é improvável que essa ação do governo consiga encerrar a invasão dos caranguejos.
Uma solução prática para o problema
A sugestão do governo em eliminar os caranguejos, além de improvável, seria também equivocada, já que esses caranguejos são populares na culinária de outros países. Não demorou, portanto, para que alguns pescadores abarrotassem suas redes de pesca com esses caranguejos, encontrando uma forma de monetizar o infortúnio da invasão à Itália.O , de fazendeiros italianos, afirma que esses são algumas recomendações de pratos por chefs de cozinha e pescadores que podem ajudar a conter a invasão dos caranguejos à Itália.
Il Caciucco di chef Matteo… con un tocco di Granchio Blu. W l'Italia che non si arrende! — Tommaso Cerno (@Tommasocerno)“A intenção é ajudar a conter a enorme difusão dos caranguejos, que estão dominando o fundo do mar de nossas costas, bem como identificar oportunidades econômicas aos territórios mais afetados”, diz um comunicado da organização.