Isto é o mais perto que você consegue chegar da Coreia do Norte na internet
País asiático é considerado um dos regimes mais isolados do mundo. Mesmo assim, é possível conhecer o dia a dia da população norte-coreana pela internet.
A Coreia do Norte é considerada um dos países mais fechados do mundo, onde a circulação de informações é bastante restrita. O regime político controla a internet, limitando o acesso a apenas alguns sites e serviços. Por isso, a menos que você viaje para lá, conhecer o dia a dia do país asiático não é tão simples assim.
Serviços de mapeamento, como o Google Maps e Google Earth, não são censurados no país, mas são poucas as informações disponíveis sobre prédios e estabelecimentos. Não por acaso, a maioria delas corresponde a hotéis e pontos turísticos, indicando que provavelmente foram preenchidos por visitantes ou por agências de viagem estrangeiras.No mapa da capital Pyongyang até existem um número considerável de marcações, como estações de metrô e hospitais. Mas fora da cidade, são pouquíssimos os locais com alguma informação. Em parte por uma questão geográfica: quase 80% do território é formado por montanhas e florestas. Mas, mesmo em grandes cidades, como Nampo, a quantidade de marcação é bastante escassa.
Uma maneira que alguns usuários criaram para driblar isso é por meio de mapas customizados. , feito pelo site , mostra restaurantes, bares e outras atrações fora da rota turística.
Pyongyang visto de baixo
Se é até possível ver a Coreia do Norte do alto, o mesmo não vale para a visão de baixo. O serviço Google Street View não existe no país asiático, já que seria necessário que os carros da empresa norte-americana trafegassem livremente pelas cidades — algo impensável neste momento.Com isso, restam apenas os turistas que gravam vídeos passeando pelas ruas da Coreia do Norte e postam no YouTube. Um deles é do fotógrafo cingapurense Aram Pan, que registra a cultura do país comunista no site . Em um vídeo feito em 2016, ele dirige pelas ruas da cidade de Pyongyang e registra tudo com uma GoPro. Veja abaixo:
Além disso, em outro vídeo (logo abaixo), postado em 2015 com uma câmera de 360º, ele mostra como é a experiência de andar de metrô por Pyongyang.