Israel vai reforçar Domo de Ferro com arma laser
Israel integrará uma nova arma de interceptação a laser conhecida como “Iron Beam” ao seu já sofisticado sistema de defesa aérea. Ao todo, o governo israelense está investindo US$ 530 milhões na instalação do novo armamento, que deve melhorar a resposta do país contra ataques de drones.
Rafael Advanced Systems e Elbit Systems são as companhias responsáveis pela instalação da nova tecnologia. A ideia é que a tecnologia será utilizada para interceptar foguetes, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro. Além disso, o país pretende programar a arma para rastrear e derrubar alvos que voam a baixas altitudes.
Desde o início da guerra com o Hamas, em 7 de outubro do ano passado, grupos rivais no Líbano, Iraque e Iêmen dispararam a maioria dos ataques aéreos contra Israel. Porém, recentemente alguns drones conseguiram ultrapassar as defesas do país, o que gerou uma enorme preocupação no Ministério de Defesa.
Domo de Ferro tem calcanhar de Aquiles
Os sistemas de defesa de Israel são desenvolvidos a fim de interceptar mísseis. Porém, não é tão eficiente para conter ameaças de baixa tecnologia, que é o caso dos drones. Eles normalmente voam baixo, em velocidades moderadas e tem maior capacidade de manobra e, por este motivo, são capazes de driblar sistemas de defesa.VEJA TAMBÉM: