Enquanto o Nokia tijolão, popular dos anos 2000, era sinônimo de celular indestrutível, iPhones têm fama de serem mais frágeis. Mas essa ideia pode ser coisa do passado. Tudo porque, no último domingo (7), um cidadão dos EUA encontrou na rua um iPhone que sobreviveu a uma queda de quase cinco quilômetros de altura. O celular despencou de um avião que sobrevoava o céu dos EUA, no sábado (6).
O iPhone pertencia a um passageiro do voo ASA1282 da Alaska Airlines, com partida do estado do Oregon e destino na Califórnia. Após perder uma janela e parte da fuselagem no meio do caminho, o avião precisou realizar um pouco de emergência. Ninguém se feriu, mas o smartphone da Apple despencou da aeronave.
De maneira surpreendente, o iPhone chegou ao chão intacto, mesmo depois de cair de uma altura de quase cinco quilômetros. O designer de jogos Seanathan Bates encontrou o aparelho perdido em uma estrada próxima à cidade de Beaverton, no estado de Óregon, e postou fotos no perfil do X (antigo Twitter).
Na publicação que viralizou com mais de quase 11 milhões de visualizações, Bates mostrou o iPhone ileso e funcionando, com apenas um pedaço de cabo preso à porta do carregador. O smartphone estava protegido com uma capa de silicone e uma película no display.
Found an iPhone on the side of the road… Still in airplane mode with half a battery and open to a baggage claim for ASA1282 Survived a 16,000 foot drop perfectly in tact!
When I called it in, Zoe at said it was the SECOND phone to be found. No door yet😅
— Seanathan Bates (@SeanSafyre)
Além disso, o iPhone estava ligado em modo avião, com cerca de metade da bateria. Na tela, havia um recibo de despacho de bagagem da Alaska Airlines, endereçado a uma pessoa chamada Cuong Tran.
Bates chamou agentes do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) para recolher o iPhone. Ao chegarem no local, uma das profissionais disse que o aparelho era o segundo celular intacto perdido durante o mesmo voo. Contudo, não foi falado o modelo do outro dispositivo.
Não dá para afirmar com certeza, mas pelas fotos publicadas por Bates, o aparelho parece um iPhone 14 Pro ou um dos iPhone 15, devido ao recurso de Ilha Dinâmica na tela. Vale mencionar que todos esses modelos são fabricados com Ceramic Shield, que protege a tela contra danos de quedas.
iPhone não foi encontrado por acaso
Após o acidente com o voo da Alaska Airlines, a NTSB emitiu um alerta pedindo que moradores de Beaverton reportassem qualquer objeto que possa ter caído do avião, incluindo a porta da aeronave.
Em um vídeo publicado no TikTok, Bates disse ter decidido caminhar pela cidade em busca de possíveis objetos perdidos e achou o iPhone caído em uma estrada.
quick story of how I found a phone that dropped 16,000 feet 😅 definitely belonged to a passenger on pics are on X
Segundo a publicação do , o acidente está sendo investigado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA e pela NTSB. Aqui no Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu todos os voos de Boeing 737 Max-9 — modelo utilizado pela Alaska Airlines e que teve a porta arrancada.