O iPhone Photography Awards (IPPAWARDS), concurso que premia fotos tiradas por iPhones, anunciou nesta terça-feira (20) os vencedores de sua 17ª edição. Com competições anuais desde 2008, a disputa já chegou a premiar fotógrafos brasileiros anteriormente — e mais um venceu este ano.
Desta vez, o prêmio principal foi de Erin Brooks, dos Estados Unidos, por sua foto “Boy Meets Shark” (“Garoto Conhece Tubarão”, em tradução livre), feita em um iPhone 15 Pro Max. A fotografia mostra um garoto em pé na frente de uma janela de aquário diante de um tubarão enorme em Tampa, na Flórida.
Segundo Brooks, ela “simboliza a inocência da juventude justaposta aos mistérios do fundo do mar”.
Outros vencedores do concurso de fotos de iPhone
Além disso, o concurso concede três prêmios no título “Fotógrafo do Ano”. O primeiro vencedor foi Glen Wilbert, dos EUA, com a foto “Lifeguard Camp” (“Salva-vidas de Acampamento”). Ela foi tirada em Huntington Beach, Califórnia, com um iPhone 11 Pro Max.
O segundo lugar foi para o também norte-americano Anthony Maureal, pela foto “Pupils” (“Pupilos”), em Ta Prohm, Siem Reap, no Camboja, capturada por um iPhone 15 Pro. Por sua vez, o terceiro lugar ficou com Wenlong Jiang, da China, por seu clique na província chinesa de Fujian, com um iPhone 14.
Aliás, o iPhone Awards também tem outras 14 categorias: Abstrato, Animais, Arquitetura, Crianças, Vida urbana/Paisagem urbana, Paisagem, Estilo de vida, Natureza, Pessoas, Retrato, Série, Natureza morta, Viagem e Outros.
Este ano, por exemplo, a categoria “Crianças” premiou, em primeiro lugar, o brasileiro Daniel de Cerqueira. Ele é o responsável pela fotografia “On the Swing of Childhood” (“No Balanço da Infância), feita em Búzios, no Rio de Janeiro, com um iPhone 11.
De acordo com a organização do evento, a competição recebeu imagens de mais de 140 países. “Os fotógrafos da competição deste ano viajaram por paisagens e culturas, das paisagens serenas do Japão às ruas vibrantes da China, cada quadro contando uma história única”, disse em comunicado.
“As imagens vencedoras retratam uma ampla gama de assuntos — desde a elegância arquitetônica de edifícios históricos na Europa até as conexões íntimas entre pessoas e natureza no vasto Serengeti”, continuou o texto.
A galeria completa dos vencedores, bem como as menções honrosas, estão disponíveis no . Veja algumas das fotografias ganhadoras abaixo, incluindo a do brasileiro: