iPhone agora vai notificar usuário caso seja rastreado sem saber
Aproximadamente dois meses após lançar sua última grande atualização de sistema operacional para os iPhones, a Apple está, finalmente, liberando o . A Atualização está sendo entregue gradativamente em todas as regiões do planeta já a partir desta semana.
A atualização expande a possibilidade de download de aplicações de plataformas terceiras na União Europeia — o que é parte do processo de adequação à nova legislação do bloco — e também disponibiliza um aguardado novo recurso que promete mais segurança aos clientes.
Detecção de rastreamento
Agora, os modelos de iPhone a partir do XR serão capazes de detectar e notificar seus usuários de rastreadores terceiros, além dos próprios Air Tags, que já são identificáveis há alguns anos. A ferramenta vinha sendo desenvolvida em parceria com o Google desde maio do ano passado e também está disponível no sistema Android já a partir desta semana.
Após ser notificado, o usuário poderá ativar um ruído no dispositivo de rastreamento para conseguir localizá-lo com maior facilidade ou desativar o rastreio imediatamente. Com isso, a “maçã” elimina uma das questões mais delicadas no que diz respeito à segurança e oferece maior privacidade para os usuários.
A parceria entre as duas gigantes da tecnologia teve início após denúncias de casos em que rastreadores de diversas marcas estavam sendo utilizados para perseguir pessoas.
Agora, o novo recurso que chega ao iOS — e também ao Android — será capaz de detectar quaisquer rastreadores desenvolvidos seguindo os novos padrões estabelecidos por ambas as empresas. No entanto, alguns dispositivos mais antigos ainda podem não ser detectáveis.
Outras novidades do iOS 17.5
O agora oferece possibilidade de acesso a artigos em revistas ou jornais no modo offline e também oferece um novo jogo diário de palavras chamado Quartiles.
Além disso, os iPhones continuarão rastreáveis mesmo durante o processo de reparo. Anteriormente os técnicos autorizados pediam a desativação do “Find My”, como uma forma de atestar a propriedade do dispositivo, mas com a nova funcionalidade “Repair State”, os proprietários ainda poderão saber a localização exata de seus dispositivos.