A Apple está trabalhando em uma versão redesenhada da Central de Controle que, além de mudanças visuais, também oferecerá possibilidade de personalização para os usuários. De acordo com informações vazadas do portal , a nova Central de Controle deve estrear juntamente com o iOS 18.
A gigante de Cupertino desenvolveu um sistema de “arrastar e soltar” que permitiria a reorganização de alguns elementos de maneira bastante livre. Isso representaria uma mudança significativa nos padrões atuais do sistema operacional. Aliás, ele não tem mudanças significativas em sua Central de Controle há bastante tempo.
Caso esta informação se confirme, esta será a maior atualização do SO móvel desde o iOS 11, apresentado em 2017. A empresa deve anunciar a nova central de controle na próxima semana — 10 de junho — durante o WWDC (Worldwide Developers Conference) 2024.
A maior atualização da história do iOS
O iOS 18 chegará sob muita expectativa. Internamente, a “maçã” está bastante entusiasmada com a atualização. Isso porque ela promete ser a maior da história do iOS, principalmente, em razão dos aguardados recursos nativos alimentados por inteligência artificial prometidos pelo CEO Tim Cook.
A expectativa é de que a empresa traga recursos que vão desde transcrição inteligente e edição generativa de imagens a geração de emojis com base em prompts de texto. Outra atualização interessante deve acontecer na Siri, que pode ser totalmente repaginada e aparecer em uma versão mais potente.
De acordo com a Bloomberg, os próprios iPhones vão executar localmente os modelos de IA menos exigentes. Porém, os mais pesados devem ser executados em nuvem e, portanto, devem exigir conexão com a internet.