iOS 18: os 7 novos recursos que devem chegar aos iPhones
O iOS 18 virá a público durante o WWDC (Worldwide Developers Conference) 2024, evento da Apple voltado para desenvolvedores em 10 de junho. A expectativa é de que o sistema operacional receba sua maior atualização desde que foi lançado, no longínquo ano de 2007.
Até o momento, a empresa confirmou poucos recursos de forma oficial, mas algumas informações vazadas já ajudam a dar uma ideia do que a empresa está preparando para a próxima versão de seu SO.
Interface personalizável
Segundo as informações que temos até agora, a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple oferecerá uma experiência de personalização diferente de tudo o que os entusiastas da marca já experimentaram até agora.
De acordo com a , a “maçã” permitirá que usuários organizem os ícones da tela inicial da maneira que acharem mais adequada. O objetivo é deixar a customização mais livre, na escolha do layout e na disposição das miniaturas.
Tela inicial na horizontal
Recentemente, alguns rumores começaram a indicar que a Apple também deve permitir que a tela inicial funcione na orientação horizontal, algo que é impossível na atual versão. Até o iOS 17, por exemplo, mesmo virando o celular na horizontal a disposição de todos os elementos permanece na vertical.
Nova central de controle
Outra atualização de design interessante que deve chegar com o iOS 18 é uma Central de Controle repaginada. Embora deva manter aspectos visuais que remetem às versões anteriores, alguns controles, como o controle de brilho, por exemplo, poderá ter exibição na horizontal.
Dará para mover os controles mais usados no topo da tela para ter um acesso mais rápido e fácil. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pela “maçã”.
Inteligencia artificial
Os recursos mais aguardados da nova geração de smartphones da Apple são os que possuem algum tipo de integração com inteligência artificial. O próprio CEO Tim Cook confirmou a chegada das novas ferramentas em conferência recente com investidores.
A empresa desenvolve um modelo de IA próprio e negocia também com provedores terceiros, como o Google, por exemplo, para garantir que os recursos estejam presentes na próxima geração de smartphones da marca.
O principal objetivo da gigante de Cupertino é implementar inteligência artificial em tarefas corriqueiras, facilitando assim a interação do usuário com o iOS 18 e seus aplicativos nativos ao mesmo tempo em que incorpora tecnologia ao dia a dia de seus clientes.
Siri com IA
Com a chegada do iOS 18, a assistente virtual Siri deve ganhar uma versão alimentada por inteligência artificial e com isso, oferecer aos usuários uma experiência mais completa e parecida com chatbots conversacionais populares como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI.
O modelo responsável por “turbinar” a assistente é o reALM, que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores da Apple há vários meses. Os cientistas que trabalham no projeto divulgaram um artigo que defende que o modelo da Apple é mais eficiente em tarefas de resolução de referência que o GPT-4.
Novos emojis
A big tech também está preparando uma atualização de design dos emojis do juntamente com a chegada do iOS 18. Com isso, todos os smartphones elegíveis a receberem o sistema operacional também ganharão o novo padrão de emoticons da Apple.
Protocolo RCS
Outro recurso que deve chegar este ano é o protocolo RCS, o substituto dos padrões SMS e MMS, que oferece maior segurança e suporta o compartilhament de mensagens de texto e diferentes formatos de arquivos de mídia. A tecnologia já é suportada na maioria dos smartphones Android, mas ainda não chegou ao iOS.
A Apple prometeu que implementaria o recurso neste ano em seus dispositivos para entrar em conformidade com as exigências de autoridades regulatórias da União Europeia — as mesmas responsáveis por pressionar a empresa a substituir o padrão Lightning pelo USB-C.