Tecnologia
iOS 17 traz até 5 recursos secretos que podem transformar seu iPhone
Funções pouco divulgadas do iOS 17 ajudam a "traduzir" ícones importante e podem até mesmo prevenir miopia. Veja como usar
O iOS 17 chegou ao iPhone em setembro de 2023. E o sistema operacional conta com alguns recursos secretos que podem mudar de forma drástica seu uso. Entre eles, estão possibilidade de utilizar o aplicativo de mapas sem estar conectado à internet ou compartilhar senhas com grupos de pessoas.
Abaixo, o Giz Brasil lista cinco funções do iOS que podem ser desconhecidas para alguns usuários, mas que têm potencial para transformar a experiência com o iPhone.
Pesquisa visual
Uma função que pode ser bastante útil é a Pesquisa Visual. Esse recurso permite identificar e aprender sobre símbolos, ícones, pontos de referência, plantas, animais de estimação e outros objetos que aparecem nas fotos salvas no aplicativo Fotos.
Até o momento da publicação deste texto, a Pesquisa Visual não está disponível em português do Brasil, mas é possível aproveitar a função se o sistema do iPhone estiver em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou japonês.
A Pesquisa Visual serve para identificar ícones de lavanderia e de automóveis, por exemplo — ajudando quem mora sozinho ou não costuma ler o manual de instruções do carro. Ainda não há previsão para o recurso receber suporte e tradução para o idioma brasileiro.
Câmera com nível
A época das fotos desalinhadas ficou no passado. A nova atualização adicionou no aplicativo Câmera um nível digital. A função é a mesma do instrumento utilizado em obras e reformas: alinhar objetos horizontalmente.
Ao ativar a câmera do iPhone, aparece uma linha branca no meio da tela que indica a inclinação da imagem. Se a foto estiver alinhada, a linha ficará amarela e irá desaparecer em seguida.
Caso o celular mude de posição, o indicador volta a aparecer. Esse recurso é ativado por padrão ao atualizar o sistema para o iOS 17, mas dá para desligá-lo nas configurações do iPhone.
Bloqueio de balanço de brancos
Ainda falando de câmera, o iOS 17 agora permite bloquear balanço de brancos ao gravar vídeos. Se esse recurso estiver desativado, o iPhone irá ajustar automaticamente o nível da cor branca nas imagens durante gravações, podendo causar mudanças na tonalidade das cores.
Ao bloquear o balanço de brancos, é possível controlar de forma mais precisa a temperatura das cores enquanto grava vídeos longos.
Para ativar esse recurso, basta acessar os ajustes do aplicativo Câmera e acessar o menu “Gravar Vídeo”. A opção de bloquear o balando de brancos estará disponível no final da tela.
Distância da tela
Em iPhones com Face ID, o iOS 17 oferece uma função simples, mas que pode ser bastante útil para a saúde. O recurso de distância da tela promete reduzir a fadiga visual e o risco de miopia, principalmente em crianças.
Com a função ativada, o iPhone analisa a distância entre a tela e os olhos do usuário, e emite um alerta, caso o aparelho esteja a menos de 30 centímetros do rosto. A ideia lembrar a pessoa de afastar o smartphone para voltar a usá-lo.
Vale mencionar que, enquanto o aparelho estiver próximo do rosto, o iPhone bloqueia todos os comandos. Essa função pode ser ativada na área “Tempo de Uso”, nos Ajustes.
Timers múltiplos
Com o iOS 17, é possível configurar múltiplos timers no iPhone. Antes, só dava para ter um timer funcionando por vez, limitando usuários que precisavam ficar atentos a mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
Agora, por meio do aplicativo Relógio, qualquer pessoa pode iniciar, ao mesmo tempo, um timer para cozinhar, outro para definir intervalos de concentração no trabalho, mais um para gerenciar a soneca dos filhos, entre outras possibilidades.
Além de configurar os timers de forma manual, também dá para pedir à Siri para criá-los. Cada timer pode ser pausado, interrompido ou apagado de maneira individual.