iOS 16, MacOS Ventura e novo MacBook air; veja os destaques da WWDC 2022
Apple também anunciou o novo chip M2, que estará presente nos novos MacBook Air e Pro. Confira o que rolou no evento desta segunda-feira (6)
A edição 2022 da WWDC (Worldwide Developers Conference), evento de desenvolvedores da Apple, aconteceu nesta segunda-feira (6) e focou em apresentar os novos produtos da empresa da maçã. Teve os lançamentos do iPadOS 16, do WatchOS 9, do MacOS Ventura e de um novo MacBook Air, com design repaginado, assim como a estreia da linha mais recente de chips da Apple, os M2 — e, claro, do novo iOS 16. Veja a seguir os principais destaques.
iOS 16
A primeira novidade do iOS 16 é uma tela de bloqueio completamente personalizável. O usuário poderá fazer as customizações de forma simples, apenas deslizando para o lado para visualizar os estilos de tela de bloqueio ou clicando individualmente em cada elemento para alterá-lo. Além disso, a nova tela de bloqueio permite a personalização dos widgets (previsão do tempo , calendário e mais).Será possível também criar novas telas de bloqueio personalizadas e alternar o uso delas. A forma como as notificações são mostradas também será alterada na próxima versão do sistema operacional. As notificações serão mostradas na parte inferior da tela, e são reorganizadas por ordem de relevância, com preferência para eventos que estão acontecendo no momento (live Activities), como o placar de uma partida que o usuário poderá acompanhar em tempo real, por exemplo.
O modo foco, apresentado pela empresa na última versão do sistema, também recebeu mais melhorias e, agora, pode ser acessado diretamente na tela de bloqueio. O aplicativo de mensagens da Apple está ganhando alguns novos recursos, como possibilidade de editar mensagens já enviadas ou deletá-las se o usuário achar necessário.
O teclado tem um suporte melhorado para voz e permite ao usuário alternar a digitação entre digitar e ditar. Na apresentação feita pela empresa o recursos parece funcionar muito bem — pelo menos em inglês. Conforme o usuário dita uma frase no microfone do app, a pontuação vai sendo adicionada automaticamente.
O “Fotos” recebeu um recurso que permite recortar elementos de imagens e criar stickers para usar em aplicativos de bate-papo. Resta esperar o lançamento oficial para a testar o recurso na prática e atestar a precisão da ferramenta.
WatchOS 9
O WatchOS 9 tem mais possibilidades de personalização da tela inicial, com um leque maior de de estilos de relógio. Além disso, o sistema dos relógios inteligentes da Apple traz novos modos e suporte para práticas esportivas, monitoramento cardíaco e de sono mais detalhado. O novo WatchOS ainda terá um novo aplicativo que permite o gerenciamento e visualização detalhada de medicamentos que foram prescritos para o usuário.Novos MacBook Air e Pro com chip M2
Uma das maiores estrelas desta edição da WWDC foi o novo MacBook Air, que traz o novíssimo chip M2. A novidade já era especulada, e denota que a empresa está cada vez menos dependente dos componentes fabricados pela Intel. O M2 de processador de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos e, de acordo com a Apple, o chip entrega o máximo de desempenho com um consumo mais eficiente de energia.O novo MacBook Air também chama a atenção pelo design ultrafino completamente repaginado pela Apple, traz suporte para um SSD de até 2 TB e até 24 GB de memória RAM. O notebook traz uma tela Liquid Retina de 13,6 polegadas, câmera com resolução de 1080p, quatro alto-falantes que prometem audio espacial e o retorno do sistema de carregamento MagSafe. O dispositivo será vendido por US$ 1.199.
Outro dispositivo que deve receber os chips M2 da Apple é o MacBook Pro, que é consideravelmente superior ao seu antecessor com chip M1, pode ter até 2 TB de armazenamento interno e 24 GB de RAM. O modelo não teve nenhuma mudança no design, e conta com um visual bem semelhante ao do modelo lançado em 2020. Ele será vendido por US$ 1.299.