Inverno: se os pés estão frios, o corpo todo fica gelado? O que diz a ciência
Com a chegada do inverno, a sensação de que as mãos e os pés ficam mais frios é uma experiência comum para muitos. Mesmo com agasalhos, extremidades como os pés e as mãos parecem não aquecer, gerando desconforto.
Mas se os pés estão frios, isso significa que o corpo todo fica gelado? Na verdade, esse fenômeno é uma consequência da maneira como nosso corpo lida com a regulação da temperatura. De acordo com a , isso também pode ser alguma herança genética.
O sangue, além de transportar oxigênio e nutrientes, também é responsável por levar calor para todas as partes do corpo. Isso é chamado de vasoconstrição, que estreita os vasos sanguíneos, diminuindo a circulação do sangue nos pés, resultando, portanto, na sensação de que eles estão mais frios.
Aliás, a intensidade dessa sensação varia de pessoa para pessoa. Idosos e pessoas mais magras sentem mais frio nas extremidades porque possuem menos capacidade de gerar e reter calor. Além disso, fatores como tabagismo, doenças como diabetes e covid-19, bem como o uso de certos medicamentos podem aumentar essa sensação.Pés frios e o risco de doenças
Na maioria das vezes, sentir os pés mais frios durante o inverno não é motivo de preocupação. No entanto, em alguns casos, a sensação de frio nas extremidades pode indicar condições de saúde mais sérias, como o fenômeno de Raynaud. Essa condição causa espasmos nos vasos sanguíneos ou problemas cardíacos.
É fundamental prestar atenção a alguns sinais nos pés que podem indicar problemas de saúde. Se eles estiverem excessivamente frios, com alterações de cor (muito pálidos ou roxos) e formigamento, pode ser alguma doença.
Doenças autoimunes, como a esclerodermia — que afeta o tecido conjuntivo –, e a polimiosite, que causa inflamação muscular, podem causar essa sensação.Mas, em resumo, sentir os pés mais frios que o resto do corpo durante o inverno é algo normal na maioria dos casos.