Inteligência artificial da IBM é superada em debate contra mestre do argumento
Quando a gente olha para o avanço da inteligência artificial, parece que é questão de tempo sermos jogados para escanteio – praticamente em todas as áreas. Afinal, recentemente perdemos no Go, o mais difícil jogo de tabuleiro, e também fomos . Mas a IA não conseguiu superar Harish Natarajan, considerado um mestre do argumento. Ele durante a Think Conference, que aconteceu em San Francisco, nesta segunda-feira (11).
O vencedor do Debate Europeu de 2012 e o monólito da IBM trocaram respostas rápidas sobre subsídios pré-escolares nos Estados Unidos durante 25 minutos antes de o público considerar Natarajan como vencedor. Você pode assistir ao debate (em inglês) na íntegra abaixo.A Miss Debater, inteligência artificial da IBM que antes era chamada de Project Debater, argumentou com base em um banco de dados que continha 10 bilhões de frases coletadas de jornais e revistas acadêmicas.
Segundo Natarajan, o debate é um campo muito mais difícil para as inteligências artificias. “[…] Um debate bem sucedido envolve três componentes,” escreveu ele em um . “Primeiro, um orador precisa processar grandes quantidades de informação e construir argumentos relevantes. Segundo, debater envolve [explicar] argumentos complicados de uma forma clara e estruturada. Terceiro, você precisa fazer com que esses argumentos sejam importantes para o público. Isto requer o uso cuidadoso da linguagem, emoções, retórica e exemplos. Enquanto uma máquina deve se sobressair no primeiro componente, os dois últimos podem ser desafiadores”.As inteligências artificias da IBM já venceram o melhor enxadrista do mundo e dois recordistas do programa de perguntas e respostas Jeopardy. Já a IA do Google superou jogadores de Go e o projeto OpenIA . Ah, alguns softwares estão substituindo trabalhadores com funções mais simples.