Inteligência artificial encontra 20 mil piscinas ilegais na França
Na França, modificações a propriedades privadas — como adicionar uma piscina no quintal — precisam ser regularizadas até 90 dias após a construção. Como destacou o jornal britânico The Guardian, uma piscina de 30 m² pode significar um custo extra de € 200 (cerca de R$ 1.022) ao ano.
Antes de expandir o uso da ferramenta ao longo do 96 departamentos da França, será preciso, primeiro, corrigir alguns erros de julgamento do software. Como destacou o jornal francês Le Parisien em abril, a margem de erro do software durante os testes em outubro de 2021 foi de 30%.
“Estamos visando particularmente extensões de casas, como varandas”, disse Antoine Magnant, vice-diretor geral de finanças públicas, ao Le Parisien. “Mas temos que ter certeza de que o software pode encontrar extensões com uma grande área de ocupação, e não a casinha do cachorro ou a casa de brinquedo das crianças”, acrescentou.
Além de instalados no alto de telhados com piscinas ilegais, o algoritmo, por vezes, também pode deixar passar construções não regularizadas que estejam debaixo de árvores ou à sombra. Agora, autoridades do fisco francês relacionadas ao projeto trabalham para melhorar essa eficácia.