O Instagram está trabalhando em um mecanismo para proteger usuários de nudes não solicitados. Nesta semana, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi, divulgou em seu uma imagem que detalha o funcionamento da ferramenta.
A imagem encontrada em um versão de testes da plataforma mostra o recurso chamado “nudity protection”, que irá desfocar imagens em que identificar nudez ou poses sensuais. Caberá ao usuário tirar ou não desfoque.
//twitter.com/alex193a/status/83397377?s=20&t=NjpErlODhobFnvt6Twvu_A
A informação foi confirmada ao portal The Verge pela própria Meta Platforms, empresa que controla Instagram, além de WhatsApp e Facebook. No pronunciamento, a empresa disse que não terá acesso às mensagens diretas e que manterá a privacidade dos usuários. A única exceção é em caso de denúncia.
A funcionalidade não é exatamente uma novidade no mundo da tecnologia. O Twitter tem um recurso parecido já há algum tempo, desfocando imagens com conteúdo classificado como “sensível”. O microblog ainda oferece um botão se o usuário quiser visualizar a imagem mesmo com o aviso da plataforma.
Aparentemente o recurso será exclusivo para o sistema iOS, já que o Instagram deve usar o sistema de inteligência artificial da Apple para fazer o reconhecimento de imagens com nudez. Ainda não há informações sobre se o recurso chegará também para o sistema Android.